Sistema CFB/CRB realiza Assembleia em Brasília

Representantes do Conselho Federal e dos conselhos regionais se reuniram para debater os próximos passos que serão dados em 2022

A Assembleia do Sistema CFB/CRB – realizada nos dias 26 e 27 de março, em Brasília – reuniu pela primeira vez, de forma presencial, conselheiros e conselheiras da 19ª Gestão do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) com representantes das 14 jurisdições regionais. O evento reforçou a importância de se aumentar a integração interna do Sistema e ajudou a criar canais de contato mais próximos, que pretendem trazer melhorias para o trabalho a ser realizado.

“Queremos atender aos conselhos regionais dentro do que o CFB consegue, tratando isso como prioridade. A roda só gira porque eles estão na ponta”, disse o presidente do CFB, Fábio Cordeiro (CRB-1/1763), em sua fala de abertura. Essa proposta, inclusive, já teve início em fevereiro deste ano. A reunião realizada entre o CFB e o CRB-4 foi apresentada como o piloto de um projeto maior, que levará as reuniões de diretoria já agendadas para diferentes estados, de modo a conhecer de perto a realidade de cada local.

A Assembleia também foi um momento para as pessoas responsáveis pelas comissões do CFB e pelos conselhos regionais apresentarem as ações feitas durante a presente gestão, além de sanar as dúvidas apresentadas. As assessorias jurídica e contábil também fizeram um balanço da atuação junto às jurisdições locais e federal e alertaram para os cuidados com questões éticas e com a implementação das fiscalizações. “É importante que os conselhos regionais compartilhem as questões com a gente. No âmbito do CFB, temos uma lupa muito pequena para enxergar tudo que ocorre em território nacional”, explica o assessor Jurídico Leonardo Pimentel Bueno.

Além disso, questões ligadas à divulgação da profissão, à atuação junto ao Poder Legislativo, à apresentação das contas para o Tribunal de Contas da União (TCU) e às mudanças nas normas vigentes foram debatidas. Um processo de diálogo rico, destacado pelas pessoas presentes. Para a presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª Região, Ana Cláudia Martins (CRB-8/8246), essa foi uma oportunidade para se aproximar dos demais conselheiros e conselheiras. “É um momento de promover trocas. Essa etapa presencial é importante para construir ações conjuntas, que contribuem para o avanço do Sistema CFB/CRB”, diz.

E as expectativas para colocar as propostas da Assembleia em prática estão altas. A presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia da 4ª Região (CRB-4), Joana D’Arc de Lima (CRB-4/2243), sinaliza que as ideias apresentadas foram grandes e ousadas. “Estamos aqui para apoiar os colegas do Conselho Federal de Biblioteconomia e queremos aprender com eles. É um momento de transformação e inovação para todos”, afirma.

Preparação para a Assembleia

Antes de os conselheiros e de as conselheiras federais se reunirem com as jurisdições estaduais, foram realizadas algumas reuniões prévias. Na quarta-feira, 23, a diretoria da 19ª Gestão se reuniu para alinhar os temas que seriam tratados e para avaliar as ações realizadas até o momento. Na quinta, 24, foi a vez das comissões se encontrarem presencialmente para dar andamento aos projetos e preparar a apresentação para a Assembleia. Na sexta, 25, foi a vez dos presidentes e das presidentas dos conselhos regionais de Biblioteconomia se reunirem com o presidente do CFB.

Fórum de Presidentes reuniu representantes de todo o Sistema CFB/CRB

Esses foram eventos de preparação técnica para apresentar e debater as demandas locais, abordadas durante a Assembleia. Além disso, também houve uma reunião entre a presidência do CFB e as presidências dos CRBs para discutir temas econômicos e administrativos.

Agora, os próximos passos serão definidos na plenária – que será realizada em 28 e 29 de março. Nelas, a 19ª Gestão debaterá todos os pontos levantados ao longo dos últimos dias e votará as propostas a serem desenvolvidas em 2022.