Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

CURSO DE BIBLIOTECONOMIA, implantado em 1998, na Universidade Federal de Alagoas, objetiva formar Bibliotecários competentes, críticos e dinâmicos para atuar em atividades de planejamento, organização, disponibilização e gestão da informação, em diferentes espaços sociais.  

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

O Curso de Biblioteconomia foi criado em 1966, por meio da Resolução n. 29 de 14/11/1966, do Conselho Universitário (C.U) da então Universidade do Amazonas (UA).

Em 1967, ano de sua instalação, o Curso de Biblioteconomia Constituiu com o Curso de Letras em 1967 o Departamento de Letras e Biblioteconomia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. A partir deste ano, o Curso esteve alocado em estruturas administrativas que sofreram algumas modificações:

Universidade de Brasília (UnB)

A história da graduação em Biblioteconomia na UnB, inicia-se em 1962, ano da fundação do curso. Desde este período até os dias de hoje, o curso tem formado profissionais reconhecidos nacionalmente por sua competência técnica e acadêmica; as reformulações curriculares têm sido constantes com o objetivo de construir um currículo em sintonia com os acontecimentos sociais, políticos, históricos e científicos do país. Além disso, ao longo deste percurso, seu corpo docente buscou capacitação em universidades reconhecidas internacionalmente, fato primordial para um ensino de qualidade.

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

A primeira proposta de criação do Curso foi feita na gestão do Reitor Alaor de Queiroz Araújo (1965-1971), conforme consta no livro de atas da Comissão de Criação de Novos Cursos, instituída naquela gestão, cujas atas foram secretariadas pela Sra. Nazian Azevedo de Moraes, que posteriormente foi aluna da primeira turma do Curso de Biblioteconomia da UFES.   A proposta foi elaborada pelo professor Altayr Moraes, assessorado pela Professora Hagar Espanha Gomes que, segundo consta, atuava no Curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Essa proposta de criação do Curso, submetida à apreciação da Comissão de Criação de Novos Cursos, foi feita com base no modelo de Curso oferecido pela Escola de Biblioteconomia do Ceará e apresentava como justificativa a necessidade de suprir de pessoal tecnicamente qualificado o Serviço Central de Bibliotecas da UFES, já que praticamente não havia bibliotecários no Espírito Santo (MORAES, 1995).

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

O Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da UFRN foi criado no dia 10/05/1996 (Resolução 002/1996 – CONSUNI/UFRN). Esse início só foi possível com a criação anterior do Departamento de Biblioteconomia (DEBIB), atualmente, Departamento de Ciência da Informação (DECIN). O Departamento de Ciência da Informação e o curso de Biblioteconomia localizam-se no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O corpo docente do curso é formado por Mestres e Doutores em diversas áreas do conhecimento com ênfase em Ciência da Informação. O DECIN mantém dois grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a saber: “Informação na Sociedade Contemporânea” e “Tecnologia e Gestão da Informação e do Conhecimento”. O Departamento mantém também a Revista Informação na Sociedade Contemporânea (RISC).

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

O projeto pedagógico do curso foi elaborado em outubro de 2001 por uma comissão de trabalho, sendo uma iniciativa da então Coordenação do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da UFRJ. Baseada na visão vanguardista da primeira Diretora da Biblioteca Central – a bibliotecária Lydia de Queiroz Sambaqui, esta comissão, composta por doze bibliotecários da UFRJ, mestres e especialistas na área, dá início a elaboração do projeto pedagógico, com vistas a atender – com a implementação de um novo curso – às demandas atuais da Sociedade.

Universidade de São Paulo (USP)

O Curso de Biblioteconomia foi criado concomitantemente à Escola de Comunicações Culturais, atual Escola de Comunicações e Artes (ECA), em 1966 e início das aulas em 1967. Constavam dessa primeira turma três futuros docentes: Elza Corrêa Granja, Johanna Wilhelmina Smit e Maria Christina Barbosa de Almeida.
O anteprojeto de regimento do curso de Biblioteconomia foi traçado por um grupo de cinco bibliotecários, indicados por Maria Luísa Monteiro da Cunha, então diretora da Biblioteca Central da USP, e primeira coordenadora do curso. Seu programa tinha objetivo de formação de um profissional capaz de planejar, implantar e administrar bibliotecas e centros de documentação, além de revelar, através do currículo, uma forte preocupação no estabelecimento de diálogo com os outros campos da comunicação da ECA.
No projeto inicial da Escola, a Biblioteconomia e a Documentação formavam dois departamentos distintos, sendo depois integrados num único: Departamento de Biblioteconomia e Documentação. Dos seus professores iniciais constavam nomes relevantes da Biblioteconomia de São Paulo, como Alfredo Américo Hamar, Regina Carneiro e Neusa Dias de Macedo.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

O Curso de Biblioteconomia da UFSC foi implantado em 1973, recebendo o
reconhecimento do Conselho Federal de Educação, através do Parecer Nº 3.129, de 8 de
novembro de 1977 e, confirmado pelo Decreto Presidencial Nº 81.144, publicado no Diário
Oficial da União em 2 de janeiro de 1978 .


Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/cfb/public_html/wp-content/themes/onum/inc/backend/elementor-widgets/social-share.php on line 260