Categoria 1

Conselho Federal de Biblioteconomia marcará presença na 4ª Conferência Nacional de Cultura

O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) terá uma participação de destaque na 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC), promovida pelo Ministério da Cultura. O evento, que acontece de 4 a 8 de março de 2024 em Brasília, reunirá diversos agentes culturais para discutir o futuro da cultura no país.

O presidente do CFB, Fábio Cordeiro, será delegado com direito a voz e voto na Conferência. Sua participação marca o compromisso do Conselho com o desenvolvimento da cultura nacional e com a valorização da profissão de bibliotecário.

O CFB estará ativamente envolvido em diversos debates da 4ª CNC, com foco em áreas estratégicas para a biblioteconomia, como os Marcos Legais, a Democratização do Acesso à Cultura, a Diversidade Cultural e Acessibilidade, e a Identidade, Patrimônio e Memória. O objetivo do CFB será defender os interesses da biblioteconomia e o papel da biblioteca e dos bibliotecários em cada uma dessas áreas.

A participação do CFB na 4ª CNC é uma oportunidade para fortalecer a biblioteconomia brasileira e para garantir que as bibliotecas sejam reconhecidas como agentes essenciais para o desenvolvimento da cultura nacional.

Conselhos Regionais de Biblioteconomia

Presidentes dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRB) também participarão da 4ª CNC, representando seus estados e contribuindo para os debates sobre a cultura. A participação dos CRBs demonstra a força e a coesão da comunidade bibliotecária brasileira. Entre os presidentes que confirmaram presença estão:

Lucimar Carneiro (CRB5 – Bahia)
Marilane Freitas (CRB11 – Amazonas)
Ana Martins (CRB8 – São Paulo)
Eva Medvedeff (CRB7 – Rio de Janeiro, representando a Biblioteca Nacional)

Juntos, CFB e CRB trabalharão para que a 4ª CNC seja um marco para a cultura e para a biblioteconomia brasileira.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *