Categoria 1

Sistema CFB/CRB tem participação ativa na 4ª Conferência Nacional de Cultura

A 4ª Conferência Nacional de Cultura está acontecendo em Brasília. O evento começou no dia 4 de março, e deve ir até o dia 8. 

Teve início no último dia 4 a 4ª Conferência Nacional de Cultura, evento realizado pelo Ministério da Cultura do Governo Federal que busca promover o debate e ouvir o público quanto às políticas públicas de cultura nacional. Nesse sentido, foram chamados representantes de diversos setores da população e de profissionais ligados à área da cultura para terem sua voz ouvida nesse debate – e, assim,ajudarem na construção da Política Nacional de Cultura. 

O primeiro dia de evento contou com uma abertura feita pela própria Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que enfatizou a importância do evento para a valorização, empoderamento e construção da cultura e da democracia, destacando a importância da participação popular no debate. “A participação social é o único caminho para a construção de políticas para o povo”, afirma a ministra. O evento de abertura também contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Nunca mais o País entrará na escuridão do fim da cultura”, afirmou o presidente. 

No primeiro dia de evento, o Sistema CFB/CRB participou do Setorial do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca, e teve a chance de defender os interesses das(os) bibliotecárias(os) dentro da área. “A gente tá lutando por mais espaço e também por incluir a palavra ‘biblioteca’ dentro dos programas do livro e leitura”, afirma Fábio Cordeiro, presidente do CFB.

As presidentas dos CRB concordam com essa defesa. Ana Cláudia Martins, presidenta do CRB8, reforça a importância da biblioteca:  “A biblioteca é um equipamento formador social, cultural, intelectual e de cidadania”, afirma.  “É um equipamento que vale a pena a gente brigar por ele, a gente lutar por ele, e é isso que eu vim fazer aqui”, complementa Lucimar Carneiro, presidente do CRB5. 

O Sistema CFB/CRB está tendo uma participação muito ativa na conferência. O CFB está sendo representado pelo nosso presidente, Fábio Cordeiro, mas também estão presentes as presidentes de CRB Lucimar Carneiro (CRB5), Marilane Freitas (CRB11), Ana Cláudia Martins (CRB8) e Eva Medvedeff (CRB7), fazendo com que o Sistema esteja participando em peso no evento, com todos os seus representantes sendo delegados com direito a voz e voto.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *