A principal função é a preservação da memória nacional, isto é, de toda produção bibliográfica e documental de uma nação.

Elas existem em vários países que possuem uma política de preservação de sua cultura, arte e produção intelectual.

Resolução Relativa

A Comissão de Ética da Fundação Biblioteca Nacional é parte do Sistema de Gestão de Ética instituído no Poder Executivo Federal pelo Decreto n.6.029/2007, de 1º de fevereiro de 2007.
 

A Comissão de Ética Pública da Fundação Biblioteca Nacional foi reinstituída em agosto de 2018 com novos membros titulares e suplentes, por meio da Portaria nº 109 de 07 de agosto de 2018.

A Comissão de Ética tem como competência orientar e aconselhar sobre os padrões de ética profissional do servidor no trato com as pessoas e com o patrimônio público, apurar denúncias e julgar sobre possível desvio ético dos agentes públicos vinculados à FBN, promover a melhoria do ambiente organizacional e contribuir com a transparência, além de oferecer uma resposta eficiente para o cidadão.

Surgiram como missão de atender às necessidades de estudo, consulta e recreação de determinada comunidade, independente de classe social, cor, religião ou profissão.

Seus objetivos são estimular o hábito de leitura e preservação do acervo local.

Atender a comunidade universitária em estudos e pesquisas, tanto a alunos como professores.

São dedicadas à reunião e organização de acervo relativo a um conhecimento específico. ex: biologia, medicina, geografia, etc…

São destinadas a fornecer material bibliográfico para as atividades de uma escola.

É mantida pela comunidade, não tem vínculo com o poder público.

São bibliotecas ambulantes, objetivam a extensão dos serviços dos bibliotecários atendendo áreas isoladas, rurais e etc.

Muitas universidades  possuem este tipo de serviço, onde estudantes de Biblioteconomia fazem todo o serviço de atendimento.