Diretoria do CFB conhece propostas do CRB-8 para a Biblioteconomia

Durante encontro virtual, conselheiros reforçaram a integração do Sistema CFB/CRB e traçaram planos para a formação de grupos de trabalho

Conhecer a realidade de cada jurisdição do Sistema CFB/CRB é um dos principais objetivos da 19ª Gestão do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), que realizou, pela primeira vez nesta gestão, reuniões virtuais da Diretoria do CFB com as Diretorias dos conselhos regionais. Após visitar as instalações do CRB-4, em Recife, a nova diretoria se reuniu no dia 3 de março com os diretores eleitos para a 19ª Gestão do CRB-8, jurisdição que representa o estado de São Paulo.

Anfitriã do encontro, a presidenta do CRB-8, Ana Cláudia Martins (CRB-8/8246), apresentou as perspectivas da nova gestão para o presidente do CFB, Fábio Cordeiro (CRB-1/1763), e para os demais diretores convidados. Durante a reunião, ela também detalhou a participação do CRB-8 na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que ocorrerá entre 2 e 10 de julho deste ano. A autarquia regional terá um estande no evento, considerada a maior feira de literatura da América Latina.

“O presidente e os demais membros da diretoria do CFB foram muito receptivos à proposta de participarmos de forma integrada da Bienal, promovendo a biblioteconomia social. Ao longo da reunião, deliberamos sobre a criação de um grupo de trabalho (GT) para estruturar um projeto de atuação conjunta para o Sistema CFB/CRB. Foi um encontro bastante produtivo”, avalia Ana Cláudia.

Em outro momento, os conselheiros do CRB-8 expuseram a necessidade de catalogar o acervo de personalidades da biblioteconomia que estão disponíveis no Conselho Regional. Esse conjunto de obras guarda informações não apenas da memória da Biblioteconomia de São Paulo, mas também acervos pessoais de grandes nomes da atividade, como o da bibliotecária Laura Russo (1915-2001) – primeira presidente do CFB (1966-1968) e uma das responsáveis pela regulamentação da profissão no fim da década de 1950.

Para preservar esse acervo, o CFB dará apoio ao CRB-8 na catalogação das obras e na futura disponibilização para consulta eletrônica. A estruturação das ações será discutida por meio de um grupo de trabalho sobre a memória da Biblioteconomia. O trabalho também envolverá estudantes dos cursos de graduação em Biblioteconomia do estado de São Paulo.

A fim de aproximar o CFB dos conselhos regionais, a nova diretoria propôs reuniões bimestrais virtuais com cada jurisdição. “Além de importantes para a integração do Sistema CFB/CRB, esses encontros têm nos mostrado a realidade de cada representação do CRB, permitindo uma atuação mais direta e eficiente por parte da Diretoria”, destaca Fábio.

Conheça os participantes da reunião:

CFB

  • Fábio Lima Cordeiro – CRB-1/1763 (presidente)
  • Maria Isabel de Jesus Sousa Barreira – CRB-5/946 (vice-presidente)
  • Patrícia Verônica Nascimento Dias Fernandes – CRB-5/1353 (diretora administrativa)
  • Fernando Braga Ferreira – CRB-3/640 (diretor técnico)
  • Luiz Otavio Maciel da Silva – CRB-2/771 (diretor financeiro)

CRB-8

  • Ana Cláudia Martins – CRB-8/8246 (presidenta)
  • Regina dos Anjos Fazioli – CRB-8/2491 (vice-presidenta)
  • Marcos Antonio de Araújo – CRB-8/8449 (diretora técnica)
  • Andréia Lucia Rodrigues de Sá – CRB-8/6939 (diretor administrativo)
  • Dina Elisabete Uliana – CRB-8/3760 (diretora financeira)