CFB visita instalações do CRB-5 em Salvador

Encontro possibilitou à diretoria do Conselho Federal conhecer de perto a realidade dessa jurisdição, que representa os estados da Bahia e de Sergipe

A diretoria da 19ª Gestão do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) se reuniu, no dia 28 de maio, com os membros da diretoria do Conselho Regional de Biblioteconomia da 5ª Região (CRB-5), que representa os estados da Bahia e de Sergipe. O encontro regimental – realizado no dia 28, na sede da jurisdição, em Salvador/BA – faz parte da proposta da atual gestão de abrir novos canais de diálogo com os CRBs, fortalecendo o Sistema CFB/CRB.

Durante a reunião, a diretoria da autarquia federal ouviu as principais demandas do CRB-5 e conheceu a realidade da regional, bem como sua infraestrutura. “Saímos da Bahia cientes de que a visita foi de extrema relevância não só para o CRB-5, mas para a consolidação dessa política de aproximação com as representações regionais. Ouvir de alguns conselheiros essa constatação nos mostra que estamos no caminho certo”, observa o presidente do CFB, Fábio Cordeiro.

A presidente do CRB-5, Valdinéia Ferreira, destacou que a reunião fortaleceu a interlocução das jurisdições com o CFB. “As recomendações do Conselho Federal já estão sendo acatadas e em vias de implementação. Elas nos ajudarão a melhorar os serviços e a agilizar a resolução de demandas tanto relacionadas às questões de infraestrutura tecnológica quanto à intensificação da fiscalização.”

Em abril, os representantes dos dois conselhos já haviam se reunido para discutir estratégias que fortaleçam a fiscalização presencial, considerando o fim das restrições causadas pela pandemia de Covid-19. Entre as possibilidades está o Programa de Apoio às Atividades de Fiscalização dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (Pafis).

Pelo CFB, marcaram presença o presidente Fábio Cordeiro (CRB-1/1763), a vice-presidente Maria Isabel Barreira (CRB-5/946), a diretora administrativa Patrícia Verônica Fernandes (CRB-5/1353), o diretor técnico Fernando Braga Ferreira (CRB-3/640) e o diretor financeiro Luiz Otavio Maciel da Silva (CRB-2/771). Pelo CRB-5, estiveram presentes a presidente Valdinéia Ferreira (CRB-5/977); a diretora técnica Eneida de Paula (CRB-5/1838); a diretora financeira Lívia de Freitas (CRB-5/1478); a coordenadora da Comissão de Fiscalização, Ana Lúcia da Silva Albano (CRB-5/1784); e a assessora jurídica Rosana Maria Cerqueira (OAB 12778/BA).