Diretoria do CFB estreita diálogo com CRB-5

Durante reunião virtual, diretoras apresentaram as principais demandas da jurisdição ao Conselho Federal

A diretoria da 19ª Gestão do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) se reuniu no dia 19 de abril com as diretoras do Conselho Regional de Biblioteconomia da 5ª Região (CRB-5), que representa os estados da Bahia e de Sergipe. A realização de encontros entre representantes das diretorias da autarquia federal e das jurisdições regionais faz parte da proposta da atual gestão do CFB, como forma de abrir canais de diálogo com os CRBs.

Durante a reunião, a diretoria do Conselho Federal ouviu as principais demandas do CRB-5 e se colocou à disposição para avaliar soluções para os problemas apresentados. Uma das questões abordadas foi a oportunidade de criar estratégias que fortaleçam a fiscalização presencial, considerando que o país se prepara para o fim das restrições sanitárias decorrentes da pandemia de Covid-19, entre as quais está o Programa de Apoio às Atividades de Fiscalização dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (Pafis).

A fim de aproximar o CFB das jurisdições regionais, a 19ª Gestão propôs a realização de reuniões mensais virtuais. Os encontros são feitos de forma alternada: em um mês, todas as regionais estão presentes em uma transmissão única; no outro, o Conselho Federal realiza reuniões separadamente com os CRBs. A próxima reunião, que será com todos os presidentes, está prevista para o dia 11 de maio.

Pelo CFB, marcaram presença o presidente Fábio Lima Cordeiro (CRB-1/1763), a vice-presidente Maria Isabel Barreira (CRB-5/946), a diretora administrativa Patrícia Verônica Fernandes (CRB-5/1353), o diretor técnico Fernando Braga Ferreira (CRB-3/640) e o diretor financeiro Luiz Otavio Maciel da Silva (CRB-2/771). Pelo CRB-5, estiveram presentes a presidente Valdinéia Ferreira (CRB-5/977), a vice-presidente Telma de Carvalho (CRB-5/1741), a diretora financeira Lívia de Freitas (CRB-5/1478) e a diretora técnica Eneida de Paula (CRB-5/1838).