Eleições dos Conselhos Regionais e integração ao Sistema Eletrônico de Informação/SEI são os destaques
O Conselho Federal de Biblioteconomia/CFB e os Conselhos Regionais de Biblioteconomia/CRB’s realizaram uma série de reuniões entre os dias 6 e 12 de junho. As diversas instâncias decisórias foram mobilizadas para a discussão coletiva de pautas estratégias para a categoria.
Na busca pela maior transparência e democracia, o Sistema CFB/CRB é composto por instâncias com papéis bem definidos. A Assembleia Geral do Sistema CFB/CRB, por exemplo, é o encontro anual no qual os presidentes dos Conselhos Regionais e os conselheiros federais se reúnem para apresentar os resultados de suas ações.
A Reunião Plenária é o momento em que os Conselheiros aprovam as Resoluções e Portarias, assim como dão andamento de processos recursais. Estes encontros são precedidos das Reuniões das Comissões, quando as treze Comissões Permanentes e as Temporárias e os Grupos de Trabalho se encontram para mostrar seus relatórios para apresentação, os quais assuntos serão levados à Reunião Plenária.
Também acontece uma vez por ano o Fórum dos Presidentes, momento em que são discutidas as principais ações: estratégias, planos e resultados sociais do exercício da Biblioteconomia. É uma oportunidade para discussão de novas possibilidades da profissão, como gestão administrativa, mercado de trabalho e as principais políticas públicas.
Mensalmente, ocorre a Reunião de Diretoria, encontro no qual os dirigentes do sistema fazem o acompanhamento das demandas da categoria, define metas a curto prazo, trata de diversos assuntos referentes ao sistema e o funcionamento administrativo do CFB, além do acompanhamento da situação financeira das entidades.
Por fim, a Comissão de Divulgação e Valorização Profissional (CDV) fica encarregada de organizar e produzir conteúdos de comunicação. A CDV é responsável por centralizar todas as ações e transmiti-las ao público. Também é responsável pela publicação de artigos, ebooks e todos os outros materiais de comunicação.
CALENDÁRIO ELEITORAL E SISTEMA SEI
O Plenário do Conselho Federal de Biblioteconomia/CFB aprovou, em Reunião Plenária realizada nos dias 10 e 11 de junho, o calendário eleitoral dos Conselhos Regionais para o ano 2023. A nova Resolução das Eleições do Sistema CFB/CRBs evolui do modelo misto de votação para o modelo exclusivamente eletrônico. O edital eleitoral será publicado em breve no Diário Oficial da União/DOU e fornecerá informações detalhadas sobre todo o processo de escolha dos novos conselheiros, como data, locais e horários de início e término da votação e prazo para registro de chapas.
Um dos temas debatidos e aprovados na Reunião Plenária foi a integração do CFB ao Sistema Eletrônico de Informação/SEI, o que vai assegurar que todos os processos administrativos do Conselho passem a ser realizados por meio eletrônico, com celeridade, economicidade, segurança e transparência. Assim, elimina-se a tramitação de procedimentos em meio físico.
O presidente Fábio Lima Cordeiro afirmou que garantir a celeridade dos processos internos do sistema CFB/CRB foi um compromisso de gestão e que a aprovação coletiva desta integração ao Sistema Eletrônico de Informação/SEI significa um avanço estratégico, inclusive porque vai permitir o compartilhamento e maior transparência às decisões administrativas.
“Nosso objetivo é, sobretudo, assegurar a maior transparência possível sobre todos os atos administrativos, além de nos aliarmos à luta ambiental com a quase eliminação do uso de papel. Além disso, vamos melhorar significativamente os fluxos de trabalho, com atualização das informações administrativas em tempo real”, afirmou o presidente.
CDV estabelece estratégias comunicacionais para o segundo semestre
Em reunião nesta segunda-feira (12), os integrantes da Comissão de Divulgação e Valorização Profissional (CDV) – Fernando Braga Ferreira, Nelson Oliveira da Silva e Valéria Aparecida Bari – traçaram estratégias com a equipe de comunicação para a política de divulgação, esclarecimentos e incentivos para formação de chapas regionais e participação dos conselheiros no processo eleitoral, que se inicia em breve com a publicação do edital eleitoral.
Coordenador da CDV, o bibliotecário Fernando Braga Ferreira afirmou que o objetivo é iniciar o mais breve possível o trabalho de divulgação e de informação institucional, de modo a assegurar transparência e participação de todos os bibliotecários do Brasil no processo eleitoral que se avizinha. “Nossa missão agora é reunir todos os esforços para um processo eleitoral que nos fortaleça ainda mais como categoria”, disse.