Sistema CFB/CRB participa do III Flipaiaiá, na Bahia

Conselheira do CFB apresentou a campanha #SouBibliotecaEscolar e mobilizou os participantes a gravarem vídeos em defesa desses espaços de conhecimento

Após um hiato de dois anos, provocado pela pandemia de Covid-19, a Biblioteca Comunitária do Paiaiá, em Nova Soure/BA, promoveu a 3ª edição da Festa Literária do Paiaiá (Flipaiaiá) entre 27 e 30 de julho de 2022. A conselheira da Comissão de Divulgação e Valorização Profissional do Conselho Federal de Biblioteconomia (CDV/CFB), Valéria Bari (CRB-5/1552), representou o Sistema CFB/CRB durante o evento. Ela possui vínculo ativo com o Conselho Regional de Biblioteconomia da 5ª Região (CRB-5) e tem atuação histórica na Flipaiaiá.

Valéria apresentou a campanha #SouBibliotecaEscolar para os participantes, explicando a ideia da ação e mobilizando os presentes a gravarem vídeos com depoimentos em defesa desses espaços de conhecimento. Os momentos de mediação ocorreram durante a exposição fotográfica e documental “Biblioteca do Paiaiá: 20 anos” e a sessão de lançamentos literários dos convidados e da comunidade, realizada ao ar livre.

Na sexta-feira (29/07), sob a lona do circo, a campanha foi discutida na roda de conversa sobre bibliotecas comunitárias e escolares. A adesão dos estudantes foi significativa, com relatos sobre a experiência de se deslocar cotidianamente para a Biblioteca do Paiaiá, em busca de fontes de informação e entretenimento, que não estão disponíveis em suas escolas.

Principal alvo das discussões e rodas temáticas, as bibliotecas comunitárias e escolares têm causado preocupação entre lideranças comunitárias e educacionais. “É evidente que o advento do e-book enriquece as possibilidades de publicação de grupos minoritários, como indígenas, quilombolas, surdos e integrantes LGBTQIA+. Contudo, a concretização dessa demanda exige uma gestão especializada; por isso, mais integrantes e líderes têm procurado a formação superior em Biblioteconomia para aprimorar os recursos informacionais e a natureza dos serviços voltados à comunidade, em suas diferentes necessidades informacionais”, diz Valéria.

Confira a playlist completa com depoimentos em apoio à campanha #SouBibliotecaEscolar

Sobre o evento

Em sua retomada, a III Flipaiaiá homenageou o centenário do escritor e dramaturgo Dias Gomes, autor de “O pagador de promessas”. O evento contou com amplos debates, além de exibições de filmes e produções de TV – algumas realizadas em parceria com sua esposa e dramaturga Janete Clair. Tema recorrente, as novelas ganharam espaço com a exibição da profética “O Bem Amado”, que mostrou como a vida imita a arte. Além de palestras, oficinas, lançamentos literários e da feira cultural, o evento também comemorou os 20 anos de fundação da Biblioteca Comunitária do Paiaiá.

De acordo com a organização do evento, 4 mil pessoas visitaram a feira durante os quatro dias de evento. No sábado, as mesas-redondas foram transmitidas virtualmente, ampliando as possibilidades de participação. A III Flipaiaiá também reuniu vários grupos sociais, lideranças e expositores com interesse na formação de leitores, principalmente aqueles não assistidos pelas políticas públicas. Com isso, fundadores e gestores de diferentes ambientes leitores se organizaram para discutir as iniciativas e sua sustentabilidade.

Sob o trabalho de sensibilização mediado entre os diferentes coletivos, a atuação dos bibliotecários tem sido valorizada e a formação superior buscada entre os participantes. Essa influência conta com o apoio do atual presidente da Biblioteca Comunitária do Paiaiá, José Arivaldo Prado, que é bibliotecário e mestrando em Ciência da Informação na Universidade Federal do Sergipe (UFS), assim como de outros membros filiados à biblioteca.

Fotos da III Flipaiaiá, em Nova Soure/BA

Fotos: Valéria Aparecida Bari e Jaqueline Moreira Prado