No dia 26 de março, a Câmara dos Deputados foi palco de uma emocionante Sessão Solene em Homenagem ao Dia da Bibliotecária e do Bibliotecário, uma iniciativa liderada pela bibliotecária e Deputada Federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS). O evento não apenas celebrou o trabalho excepcional desses profissionais em todo o Brasil, mas também destacou seu impacto social significativo. A sessão foi uma oportunidade não só de reconhecimento, mas também de reforçar a importância da presença e manutenção de bibliotecas em todos os municípios brasileiros, conforme estabelecido na Lei nº 12.244/2010.
Foram discursos marcantes dos representantes das entidades e associações ligadas à biblioteconomia, vale ressaltar a presença e participação ativa de todos os presidentes e representantes dos 14 Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRB) que compõem o Sistema CFB/CRB. Sua presença reforça o compromisso e a união em prol da valorização da profissão bibliotecária em todas as regiões do país. Ao estarem presentes nessa sessão solene, demonstraram não apenas apoio às iniciativas em curso, mas também a determinação em trabalhar coletivamente para enfrentar os desafios e promover avanços significativos para a área da biblioteconomia no Brasil. Essa representatividade reforça a importância do engajamento de todos os segmentos da categoria para garantir o reconhecimento e a valorização do papel dos bibliotecários na sociedade.
O presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Fábio Lima Cordeiro, destacou a importância da união e do reconhecimento de todos os membros que compõem o Sistema CFB/CRB, ressaltando: “Nos somos o sistema CFB/CRB e as comemorações do dia de hoje dizem respeito a todas, todos e todes nós.” Além disso, expressou o reconhecimento pelo esforço coletivo dos conselheiros das 14 jurisdições dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRB) que compõem o sistema.
Alyson Souza dos Santos, conselheiro regional do CRB1, representou todos os conselheiros regionais das 14 jurisdições dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia, destacando o papel histórico dos bibliotecários na promoção dos valores democráticos e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ele enfatizou o compromisso dos bibliotecários na democratização do acesso à informação e na promoção da leitura, transformando espaços comuns em locais de inclusão social.