
As significativas mudanças que caracterizam o tempo atual comportam impressionantes avanços tecnológicos, como a Inteligência Artificial que clama por regulamentação e desafia a ética, mas pode ser utilizada no aprimoramento de nossas tarefas, consolidar-nos como uma profissão do presente, que a cada dia, torna-se mais importante do que sempre foi.
O avanço dos processos de desinformação utilizados por grupos ideológicos de perfil extremista, com potencialidade de causar danos à democracia, à cidadania e às instituições sociais voltadas para a Ciência, Cultura e Educação, reforça a relevância da integridade da informação que sempre foi um diferencial dos conteúdos mediados por bibliotecários.
Nesse contexto, permanece importante que intensifiquemos nosso preparo profissional relacionado ao tratamento da informação, mas que também estejamos atentos aos nossos desafios na tarefa de educar para o uso da informação, uma competência que precisamos desenvolver em nossos usuários ao mesmo tempo que a aprimoramos em nós mesmos.
Urge fortalecermos na sociedade, o entendimento de que a nossa atuação profissional representa um diferencial de qualidade na valorização da cultura, no desenvolvimento científico, nos processos educativos em todos os níveis e no exercício da cidadania, inclusive a ambiental.
É fundamental, portanto, que a nossa fala e a nossa prática demonstrem nossa contribuição para o desenvolvimento humano, para os avanços civilizatórios e para a melhoria na vida das pessoas, das comunidades e do planeta.
Um feliz dia para a categoria bibliotecária e a Biblioteconomia Brasileira!