Presidente do CFB prestigia cinquentenário da Biblioteconomia catarinense

O presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Fábio Lima Cordeiro, participou de audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou, no dia 17 de abril, um Ato Parlamentar Solene para celebrar os 50 anos da criação do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Estadual de Santa Catarina. Proposta pela deputada estadual Luciana Carminatti, a audiência teve como o objetivo dar visibilidade aos profissionais bibliotecários e aprofundar o debate sobre a necessidade de criação de mais bibliotecas escolares.

“Meio século de vida, de existência, de elaboração, de resistência, na medida em que não é uma área tão visível aos olhos da população, mas fundamental porque se trata de memória, de documentação, de acesso à biblioteca como um todo, formando profissionais”, afirmou Luciana Carminatti, reforçando a importância do ato, que contou com a presença de diversos profissionais bibliotecários. 

O presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Fábio Lima Cordeiro, fez questão de comparecer ao Ato Solene e destacou a regulamentação da profissão como a principal conquista da categoria e reafirmou a importância do profissional bibliotecário para o conjunto da sociedade. “Chegar aos 50 anos de um curso em meio a tantas novas tecnologias é um sinal de que a gente tá acompanhando a evolução dessas tecnologias e devolvendo pra sociedade um bom trabalho”, disse.

No dia 18, Fábio Lima Cordeiro participou da Audiência Pública que debateu a situação das bibliotecas escolares e públicas do Estado de Santa Catarina. Na oportunidade, foi ressaltada a precariedade desses equipamentos em nível de Brasil e a necessidade de um diagnóstico da situação de cada um desses espaços para o desenvolvimento de uma ação estratégica.