Presidente do CFB marca presença em reabertura de Gibiteca em Brasília

O evento, realizado em 21 de abril, fez parte das comemorações dos 62 anos da capital federal

Após um hiato de quase nove anos, a Gibiteca do Espaço Cultural Renato Russo foi reaberta para os usuários. O evento, realizado no dia 21 de abril, fez parte das comemorações aos 62 anos de Brasília. O presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Fábio Cordeiro (CRB-1/1763), participou da cerimônia, ao lado da bibliotecária e gerente do espaço cultural, Marmenha Rosário, do bibliotecário e subsecretário de Patrimônio Artístico Cultural do Distrito Federal, Aquiles Brayner, do presidente do CRB-1, Raphael Cavalcante, e do diretor administrativo do CRB-1, Jefferson Higino.

A Gibiteca TT Catalão, nomeada em homenagem ao poeta e jornalista Vanderlei dos Santos Catalão, passou por reformas nos últimos anos. Agora, conta 23 mil exemplares de múltiplos gêneros, como histórias em quadrinhos (HQs) de super-heróis, mangás, gibis infantis e graphic novels.

O novo espaço recebeu um investimento de R$80 mil em novos mobiliários e modernização da identidade visual. “As gibitecas são espaços relevantes na formação leitora, pois oferecem um tipo de leitura híbrida, que cativa pelas imagens, texto ágil e personagens marcantes. Além de espaços de aprendizado e convívio, são ponto de partida para muitos jovens leitores, que avançam para os livros sem deixar os quadrinhos de lado. Ter uma bibliotecária como a Marmenha Rosário à frente desse projeto ressalta a diferença que um profissional da biblioteconomia proporciona em qualidade para o atendimento da comunidade”, destaca o presidente do CFB.