Candidatos interessados devem efetuar a inscrição até o dia 8 de setembro
Conforme divulgado na Resolução CFB n. 258, de 11 de junho de 2023, e no Edital publicado em 21 de julho, as eleições dos CRB para o triênio de 2024 a 2026 acontecerão entre os dias 23 e 27 de outubro deste ano. A candidatura é feita através de chapas, que devem ser compostas por 12 candidatos (as) a conselheiros efetivos e entre três e seis candidatos(as) a suplentes.
São elegíveis apenas os bibliotecários e bibliotecárias brasileiras que tenham, no mínimo, um ano de inscrição ativa no CRB para o qual desejam concorrer. Além disso, não podem ter quaisquer pendências com seu CRB atual ou com algum CRB ao qual tenha sido inscrito(a) anteriormente. Também é vetada a participação de quem tenha sofrido alguma sanção ou penalidade do CRB ou CFB nos últimos cinco anos, assim como a participação de quem seja ou tenha sido empregado do CRB ou do CFB nos últimos dois anos.
Os bibliotecários e bibliotecárias elegíveis devem montar suas chapas e inscrevê-las através do requerimento de registro da chapa, que está anexo ao edital das eleições. Tal requerimento deve ser assinado por um dos integrantes da chapa, que será o responsável pela mesma, e dirigido ao presidente da Comissão Eleitoral. Devem ser enviadas junto com o requerimento as declarações individuais dos candidatos, onde concordam com sua inclusão na respectiva chapa e que atendem os requisitos de elegibilidade. A declaração individual também consta anexa ao edital. Fique atento (a) o prazo para que as chapas sejam inscritas vai até o dia 8 de setembro.
Se você pretende se candidatar, preencha o formulário de intenção clicando aqui.
Você pode conferir o Edital e a Resolução completos aqui.