Nota de falecimento – Francisco de Paula Araújo

É com pesar que o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) comunica o falecimento do bibliotecário Francisco de Paulo Araújo, na madrugada deste sábado (12/3), em decorrência de um câncer no fígado.

Chico de Paula era chefe da Biblioteca Central do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e um dos idealizadores da revista Biblioo, na qual foi editor-chefe. Formado em Biblioteconomia pela Unirio e em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), também era doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Idealista, o maranhense defendeu os bibliotecários e as bibliotecas brasileiras de forma combativa. Por isso, neste Dia do Bibliotecário, Chico deixa um grande vazio em nossos corações. Seus ensinamentos permanecerão para sempre conosco, bem como seu legado crítico em relação à profissão que defendeu com tanta paixão e veemência.

O CFB deseja sentimentos à família, à comunidade acadêmica e àqueles que tiveram a sorte de conviver com esse grande profissional.

Crédito da foto: Biblioo