Mesa redonda no CBBD debateu sobre o “Censo da Biblioteconomia Brasileira: resultados preliminares”

Presidentes do CFB, FEBAB e a presidenta da ABECIN apresentaram as entidades e os números da Biblioteconomia no Brasil

No dia 29 de setembro, durante o 29º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) de 2022, houve a Mesa Redonda “Censo da Biblioteconomia Brasileira: resultados preliminares”. O Censo foi lançado em fevereiro de 2022 pela FEBAB, e é uma parceria com o CFB e ABECIN. Participaram da mesa o presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Fábio Cordeiro, a presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), Martha Suzana Cabral Nunes; e o presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecas, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), Jorge do Prado. A mediação foi da vice-presidente da FEBAB, Adriana Ferrari.

Com a palavra, Martha Nunes apresentou a ABECIN e lembrou que antes era conhecida como Associação Brasileira de Ensino de Biblioteconomia e Documentação (ABEBD). “A Associação foi fundada em 1967, mas por problemas relacionados à documentação foi desativada em 2001 e, a partir dessa data, passou a se chamar Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação”, relatou.

Martha falou que de acordo com a pesquisa de perfil docente, ABECIN, de 2022, no Brasil existe 102 cursos de Ciência da Informação em 58 instituições diferentes, 78 na modalidade presencial e 53 a distância; 39 instituições públicas que ofertam o curso de Biblioteconomia presencial; 14 instituições públicas federal que ofertam a distância e 895 docentes formados por instituições de ensino superior.

Fabio Cordeiro iniciou sua apresentação lembrando que neste ano a regulamentação da profissão de Bibliotecário completou 60 anos. “Ela foi instituída pela Lei nº 4.084 de 1962. No artigo 1º já tem a designação da profissão: a profissão de Bibliotecário é privativa dos bacharéis em Biblioteconomia. No artigo 3º já fala sobre ter registro no Conselho Regional, que foi uma conquista em 1962 e perdura até hoje”, comentou.
Ele ainda frisou que o papel principal do Conselho é fiscalizar o exercício profissional, tanto para verificar quem está à frente da biblioteca como também nas questões referentes à ética do profissional.

Cordeiro enfatizou que é importante ter dados censitários, não apenas dados de cadastro. “Dados de cadastro é uma coisa e de censo é outra. A gente precisa ter dados para poder, como entidade, se preparar para criar e aplicar políticas públicas efetivas que venham atender a classe. Atualmente não temos no Conselho informações censitárias, apenas cadastrais”, explicou.

E elogiou a iniciativa da FEBAB que em parceria lançou o censo, que é fundamental para o Sistema CFB/CRB.

Sobre os números cadastrados no CFB, ele mostrou que hoje são cerca de 40 mil bibliotecárias e bibliotecários registrados no Brasil, sendo 20 mil profissionais em atividade. Em relação ao gênero, a maioria é do sexo feminino, 83%; homens são 15% e 2% não foi informado. A maioria dos profissionais atuam na região Sudeste, 51%; seguido de 17% no Nordeste; 14% no Sul; 9% no Centro-Oeste e, também, 9% no Norte do País.

O presidente da FEBAB, Jorge do Prado, disse que o censo da Biblioteconomia tem a ideia de atender a uma demanda antiga, porque não há dados constantemente atualizados da área. “Sem esses dados a gente não avança em pesquisa, no desenvolvimento de políticas públicas, ou seja, não há avanço em diferentes esferas. Diante disso, em um momento bastante oportuno, consolidamos esses desejos num censo único. Buscamos parceria com o CFB, a ABECIN, que prontamente nos atenderam, e com a ANCIB que é dedicada para pesquisa e pós-graduação”, discorreu.

De acordo com Jorge, o público-alvo do censo são as pessoas formadas em Biblioteconomia, Ciência da Informação ou Gestão da Informação, indiferente de onde estejam atuando. Com o apoio da ABECIN e do CFB, foi montado um grupo de trabalho que iniciou em setembro de 2021. Em janeiro de 2022 foi construída a plataforma que receberia o questionário, em abril deste ano foi feito o lançamento do censo, em setembro a apresentação dos resultados preliminares e em janeiro de 2023 ele termina com a publicação dos relatórios temáticos. Para ter acesso à apresentação com dados preliminares do Censo, clique aqui.

Contribua com o censo, clique aqui e acesse.

Fotos: divulgação CFB