Live do CFB para o Dia do Bibliotecário discute os limites da ética nas redes sociais

Evento no dia 12 de março, às 16h, abrirá série de ações do Sistema CFB/CRB para envolver bibliotecários e sociedade

O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) realiza no Dia do Bibliotecário, sábado, 12 de março, a partir das 16h, a live “A ética na sociedade, na área da informação e na atuação profissional”. Neste ano, o Conselho propõe uma reflexão sobre ética nas redes sociais e o papel social dos bibliotecários para a disseminação de informações confiáveis e para o acesso ao conhecimento nos mais diversos espaços. O evento dará início à programação do Mês do Bibliotecário pelo Sistema CFB/CRB, com ações especiais para o período.

“O dia 12 de março é uma data importante para mostrar os avanços da nossa profissão não está limitada a espaços físicos. Pelo contrário, devemos estar onde a informação se encontra, seja em bibliotecas, centros de pesquisa, no diálogo com outras áreas do conhecimento e nos novos espaços digitais de compartilhamento de informações. Assim, para as comemorações deste ano, o Sistema CFB/CRB decidiu dar luz a temas inerentes ao agir profissional e ao papel da atividade bibliotecária diante de uma sociedade em transformação permanente”, avalia o presidente da 19ª Gestão, Fábio Cordeiro.

A campanha temática deste ano terá, ainda, peças-conceito disponibilizadas para download em nosso site e que poderão ser postadas nas redes sociais e sites pelos usuários. Já a 80ª edição do Boletim do Bibliotecário será totalmente temática com matérias relacionadas à análise das transformações sociais e desafios éticos impostos pelas redes sociais e ao combate às fake news. Somando às ações do CFB, a programação do mês desenvolvida pelos conselhos regionais, sob a liderança do CRB-1, e entidades parceiras está disponível na homepage bce.unb.br/mesbiblio2022/.

SERVIÇO | Live do CFB para o Dia do Bibliotecário
Dia e horário: 12 de março, a partir das 16h
Nome do evento: “A ética na sociedade, na área da informação e na atuação profissional”
Transmissão: YouTube do CFB
Convidados: Fábio Cordeiro (presidente do CFB), Henriette Ferreira Gomes (bibliotecária e professora titular do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia – UFBA) e Keyla de Faria (bibliotecária, professora e coordenadora da Biblioteca Estadual Pio Vargas e da Gibiteca Jorge Braga, em Goiás)
Mediação: Valéria Valls (coordenadora da Comissão de Ética Profissional do CFB)

PROGRAMAÇÃO

16h às 16h10 – Abertura do evento

Fábio Cordeiro
Presidente do CFB para a 19ª Gestão (2022-2024), possui mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade de Brasília (2019), graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2001) e em Direito pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2014). Atualmente é supervisor de Gestão da Informação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, onde coordena o Sistema Embrapa de Bibliotecas. Foi presidente do CRB-1 na 18ª Gestão (2018/2020) e vice-presidente da Associação dos Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal (ABDF) entre janeiro e setembro de 2021.

16h10 às 16h40 – Palestra Ética, humanização do mundo e o agir bibliotecário na sociedade contemporânea

Henriette Ferreira Gomes
Professora titular do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui doutorado (2006) e mestrado (2000) em Educação pela UFBA e graduação em Biblioteconomia e Documentação (1980) pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atualmente, pertence ao corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFBA, é líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Mediação e Comunicação da Informação (Gepemci) e acadêmica titular da Academia de Ciências da Bahia. Entre 2016 e 2018, ocupou a presidência da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib). Também é coordenadora adjunta do GT3 da Ancib para o período de 2021-2023. Tem experiência em temas como mediação da informação; relações entre informação, comunicação e educação; fundamentos históricos e epistemológicos em ciência da informação e Biblioteconomia; organização da informação e documentação científica e metodologia da pesquisa científica.

16h40 às 17h05 – Palestra Ética e boas práticas de letramento informacional

Keyla de Faria
Doutoranda e mestra (2019) em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), possui especializações em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (RJ), em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade do Vale (SP), e em História Cultural pela Universidade Federal de Goiás, onde se graduou em Biblioteconomia (2017). Atualmente, é professora e coordenadora da Biblioteca Estadual Pio Vargas e da Gibiteca Jorge Braga, junto à Secretaria de Estado de Cultura de Goiás. Diretora da Biblioteca AsDown, atuou como professora substituta do Curso de Biblioteconomia da UFG e no Projeto Cultura DigiDown, além de delegada em Goiás do CRB-1. Também é pesquisadora em áreas como biblioteca escolar e biblioteca inclusiva.

17h05 às 17h30 – Espaço aberto a perguntas

* Mediação de Valéria Valls (coordenadora da Comissão de Ética Profissional do CFB)