Lançamento da Campanha Nacional #SouBibliotecaEscolar foi realizado em São José

Presidente do CFB, Fábio Cordeiro, participou do evento. Santa Catarina foi o segundo estado brasileiro a receber a Campanha

O presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Fábio Cordeiro, a convite da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB) e do Conselho Regional de Biblioteconomia da 14ª Região (CRB-14), participou no dia 07 de setembro da 1a Bienal do Livro de São José. A conselheira do CFB, Maria Lourdes Blatt (CRB-14); o presidente do CRB-14, Orestes Trevisol; a presidente da ACB, Andreia Silva; e o presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), Jorge Prado, também estiveram presentes no evento.
Além de divulgar a produção literária, o propósito da bienal é resgatar nas famílias o gosto pela leitura. Na ocasião também foi lançada a Campanha Nacional #SouBibliotecaEscolar no estado de Santa Catarina. Houve distribuição das camisetas da campanha, que foram obtidas através de um patrocínio.

Fábio Cordeiro enfatizou a importância do acesso de jovens e crianças aos livros após a Bienal. “Onde nossos jovens e crianças se encontrarão com os livros? Onde poderão conversar com os escritores? Só há uma resposta: quem cumpre esse papel de continuidade da Bienal é a biblioteca escolar. São José, como todos os outros municípios brasileiros, precisa garantir a presença da biblioteca em todas as suas escolas!”, pontuou.
Ele ainda reforçou a importância da Campanha Nacional #SouBibliotecaEscolar. “Estamos lançando hoje a campanha #souBibliotecaEscolar. A ideia é envolver todos: as mães e pais, o prefeito, os vereadores, os bibliotecários e artistas, sob a importância da biblioteca na escola”, descreveu.
Maria Lourdes Blatt falou sobre a presença do CFB no evento. “Ter o CFB em Santa Catarina e nosso presidente, Fábio Cordeiro, em nosso estado fortalece a Campanha #SouBibliotecaEscolar, e muito mais o trabalho da Associação Catarinense de Bibliotecários e a luta do nosso Conselho Regional de Biblioteconomia”, discorreu.

Já Orestes Trevisol também comentou sobre o lançamento da Campanha Nacional. “Está sendo muito produtivo. Estamos em parceria com a Associação Catarinense de Bibliotecários e, juntamente com representantes da FEBAB, ressaltamos o papel do bibliotecário escolar, a responsabilidade do poder público em relação à efetivação da lei que universaliza as bibliotecas escolares. É um momento oportuno para dialogarmos com a sociedade e divulgar cada vez mais a necessidade e importância de bibliotecas escolares contemporâneas, modernas e inclusivas em todas as instituições de ensino públicas e privadas”, enumerou.

A presidente da ACB, Andreia Silva, comentou que a Associação e o CRB-14 se uniram para divulgar a profissão e a #SouBibliotecaEscolar. “Nós vemos o quanto é significativo aproveitarmos esse espaço para falar sobre a biblioteca escolar, a sua importância para a comunidade acadêmica; escolar; formação dos estudantes; para um processo de transformação social emancipatório e, também, de fortalecimento da educação de qualidade”, relatou.

Jorge Prado, da FEBAB, disse que espera que a Campanha Nacional se estenda às escolas de formação que participaram do evento. “Esse foi um momento muito importante para a biblioteconomia catarinense. Pela oportunidade de ter as duas entidades de classe representadas regional e nacionalmente. E foi um êxito o lançamento da Campanha #SouBibliotecaEscolar aqui em Santa Catarina”, exaltou.

A 1ª Bienal do Livro de São José ocorreu até o dia 11 de setembro no Centro Multiuso do município de São José (SC).

Clique aqui e leia na íntegra o pronunciamento do presidente do CFB.

Foto: Divulgação ACB; CFB e CRB-14
Presidente da FEBAB, Jorge Prado
Presidente do CRB-14, Orestes Trevisol
Presidente do CFB, Fábio Cordeiro
Presidente da ACB, Andreia Silva