Fortalecimento do Sistema CFB/CRB: agendas institucionais e Audiência Pública sobre PNLE

Nos últimos dias, o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) esteve presente em Brasília, realizando importantes agendas institucionais,  consolidando o compromisso com o fortalecimento do sistema biblioteconômico do Brasil.

Entre os dias 27 de junho e 1º de julho de 2025, o CFB promoveu, uma série de reuniões e encontros essenciais para o avanço da Biblioteconomia e da leitura pública no país. As pautas discutidas focaram principalmente na aprovação de resoluções, na análise de processos e na atuação das comissões do CFB.

Calendário de reuniões e atividades:

27/06: Fórum dos Presidentes dos Conselhos Regionais, promovendo o debate entre os líderes de diversas regiões sobre o futuro da profissão.

28/06: Reunião entre a Presidente do CFB e os Presidentes dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRB).

29/06: Assembleia do Sistema CFB/CRB, com aprovação de resoluções essenciais para a atuação da profissão em nível nacional.

30/06: Reunião Plenária, marcada por importantes deliberações e definições políticas sobre a regulamentação da profissão.

01/07: Audiência Pública sobre a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), na Câmara dos Deputados, com a presença do Vice-Presidente do CFB, representantes do governo e entidades parceiras.

Pautas discutidas: Informes sobre a Previdência para bibliotecários (as);

Aprovação de resoluções que visam à melhoria das condições profissionais;

Relato das representações feitas pelo CFB em diversos órgãos;

Distribuição e julgamento de processos administrativos;

Relato das Comissões do CFB e suas ações para o fortalecimento do sistema.

A audiência pública realizada na Câmara dos Deputados sobre a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) foi um dos pontos altos das atividades. O evento reuniu profissionais e entidades de todo o Brasil para discutir estratégias que promovam a leitura e a escrita no país, além de ressaltar a importância das bibliotecas como espaços de formação e educação.

A participação ativa nas reuniões e a articulação política e institucional são passos fundamentais, para garantir que o sistema CFB/CRB continue promovendo a valorização da profissão de bibliotecário(a) e o acesso à leitura para toda a sociedade.