E-book reúne experiências brasileiras com o curso de Biblioteconomia a Distância

Obra, que foi organizada pelos membros do Conselho Federal de Biblioteconomia  Aldinar Martins Bottentuit, José Alimatéia de Aquino Ramos e Rosa Zuleide Lima de Brito, traz cases de nove universidades brasileiras e pode ser acessada, de forma gratuita, no repositório do CFB

O segundo dia de programação do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) no 30º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, no Centro de Convenções de Pernambuco, começou com o lançamento do e-book “O Curso de Biblioteconomia na Modalidade à Distância”. A obra já está disponível de forma gratuita no repositório do CFB.

A publicação digital foi organizada pela coordenadora da Comissão de Ensino e Formação Profissional do CFB, Aldinar Martins Bottentuit; o conselheiro do CFB José Alimatéia de Aquino Ramos e a coordenadora da Comissão de Avaliação de Documentos (CPAD) do CFB, Rosa Zuleide Lima de Brito. A obra reúne 10 capítulos, sendo o primeiro destinado à história do projeto nacional do curso de Biblioteconomia à Distância, e os nove restantes trazem cases de universidades brasileiras com a modalidade.

“O objetivo central da coletânea é para que a comunidade conheça as ótimas experiências dos cursos de graduação EaD de Biblioteconomia, além de mostrar a experiência dos coordenadores com a modalidade, que integra as diretrizes da Lei 12.444/2010”, afirmou Aldinar Martins Bottentuit.

Participam do e-book as seguintes universidades: Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Rio de Janeiro (UniRio), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Para José Alimatéia, a grande conquista do livro digital foi a possibilidade de interiorizar o curso e fazê-lo chegar a mais pessoas. “No Espírito Santo, por exemplo, o curso de Biblioteconomia só é oferecido nas universidades federais, que ficam na capital do estado. Isso dificultava muito as pessoas que moram no interior a se formarem na profissional. A realidade é outra agora”, disse.

Já na visão de Rosa Zuleide, a importância desse livro passa pela possibilidade de ressignificar o ensino da Biblioteconomia. “É um desafio e ao mesmo tempo muito rico a gente conseguir levar o curso na modalidade EaD para vários locais do Brasil, com tantas peculiaridades de cultura e até de infraestrutura logística. O livro traz um verdadeiro registro histórico, mostrando os bastidores e desafios que são enfrentados pelos professores em sua atuação acadêmica para garantir um ensino de qualidade”, enfatizou.

Estiveram presentes no lançamento do e-book as articulistas Andréia Pereira dos Santos; da Universidade Federal de Goiás (UFG), Dayne Prudencio; da Universidade do Rio de Janeiro (UniRio), Gleice Pereira; da Universidade Federal de Sergipe, e Maria Helena Machado; da Universidade do Rio Grande (Furg).