Diretoria visita biblioteca da Unifor, em Fortaleza

Espaço mantém mais de 330 mil documentos e obras, além de uma cordelteca e da coleção completa de Rachel de Queiroz

Os diretores da 19ª Gestão do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) realizaram uma visita técnica cultural, no dia 28 de julho, à Universidade de Fortaleza (Unifor). O presidente Fábio Lima Cordeiro (CRB-1/1763) e os demais integrantes da diretoria foram recebidos pela diretora da Biblioteca Central da instituição, Leonilha Lessa (CRB-3/359), que apresentou os equipamentos culturais presentes, como a Galeria de Artes, o Espaço de Acervos Especiais e a Biblioteca Central.

O complexo cultural é gerenciado pela bibliotecária Ana Wanessa Barroso Bastos (CRB-3/959), que também conduziu a visita. Ela destacou a coleção de acervos raros do espaço, bem como as particularidades das obras disponíveis. Ao todo, a Biblioteca Central possui 5 mil m2 e mantém mais de 330 mil documentos e obras. Entre esse acervo estão 70.175 títulos, 32,3 mil obras digitais, 5.075 dissertações e 975 teses, além de periódicos, cordéis e vídeos.

Presidente do CFB lê o livro de Rachel de Queiroz – Crédito: Fernando Braga/CDV/CFB

Um dos setores mais relevantes do complexo, com destaque especial na Biblioteca Central, é a Cordelteca Maria das Neves Baptista Pimentel. Ela abriga a edição em japonês de uma versão em cordel de “O Quinze”, considerada a obra-prima de Rachel de Queiroz. A Biblioteca Central também se sobressai pela Coleção Rachel de Queiroz, que reúne todos os títulos da autora, assim como livros com dedicatórias feitas pela escritora.

Pelo CFB, também estiveram presentes na visita a vice-presidente Maria Isabel Barreira (CRB-5/946); a diretora administrativa, Patrícia Verônica Fernandes (CRB-5/1353); e o diretor técnico Fernando Braga (CRB-3/640).

Fotos: Divulgação CFB/Fernando Braga