Nos dias 8 e 9 de dezembro, o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) deu um importante passo para a modernização de seu funcionamento: foi realizada uma capacitação dos conselheiros para uso do Sistema Eletrônico de Informação (SEI), que foi implementado tanto no CFB quanto nos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRB).
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é voltado a órgãos públicos, e foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Ele gerencia documentos e processos eletrônicos, visando a promoção da eficiência administrativa. Segundo Vinicius Delfim, Consultor de Tecnologia do CFB, o SEI “É um sistema revolucionário, que torna a administração pública mais eficiente, gastando menos insumos e papel, apoiando a sustentabilidade e o meio ambiente”.
Esse treinamento guiou os conselheiros pelo uso e gestão do SEI, fazendo com que se habituem ao sistema e possam utilizá-lo da melhor maneira. “O objetivo desse treinamento é capacitar os conselheiros para que nós possamos operacionalizar melhor nossas atividades”, diz Patrícia Fernandes, registrada no CRB-5 e Diretora Administrativa do CFB.
A implantação do SEI no CFB e nos CRB é uma iniciativa muito importante dos conselhos, visando uma gestão mais assertiva, moderna e eficiente. A capacitação dos conselheiros é fundamental para um melhor uso do sistema, fazendo com que o Conselho possa atuar de maneira mais eficiente.