O processo eleitoral para a próxima gestão do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) já começou e uma grande dúvida das bibliotecárias e bibliotecários interessados em se candidatar é sobre como funciona o processo de candidatura. Esse processo envolve uma série de requisitos e procedimentos que devem ser rigorosamente seguidos pelos interessados.
Para se candidatar à gestão, os interessados devem ser bibliotecários registrados no Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) da sua respectiva região e estar em dia com todas as suas obrigações perante o CRB. Além disso, é fundamental que os candidatos atendam aos requisitos específicos descritos na Resolução 239/2021 e na resolução 269/2024.
A documentação necessária para a candidatura também está disponível nas resoluções, e inclui a comprovação de registro no CRB e documentos de identificação pessoal. Esses documentos são essenciais para validar a candidatura e garantir que todos os participantes estejam qualificados para concorrer.
Para registrar a candidatura, os candidatos devem enviar a documentação exigida para a Comissão Eleitoral através do email cfb@cfb.org.br, no período de 29 de agosto a 04 de setembro de 2024. Quaisquer dúvidas também podem ser tiradas através deste mesmo email.
O processo eleitoral do CFB inclui tanto a eleição direta quanto o sorteio de conselheiros. Oito conselheiros são eleitos diretamente pelos delegados eleitores, enquanto sete conselheiros são sorteados entre os candidatos. Técnicos são eleitos diretamente, enquanto os professores são sorteados, garantindo uma representação diversificada e justa.
O calendário eleitoral destaca algumas datas importantes: até 19 de agosto de 2024, deve ocorrer a desincompatibilização dos conselheiros regionais candidatos a conselheiros federais. O registro de candidaturas e a indicação de delegados eleitores ocorrem de 29 de agosto a 04 de setembro de 2024. Entre 05 e 13 de setembro de 2024, a Comissão Eleitoral analisa os registros de candidatura e comunica os resultados.O calendário completo pode ser conferido aqui.
A importância dessas eleições é inegável para a gestão e o desenvolvimento das bibliotecas no Brasil, garantindo uma representação adequada e democrática no CFB. A participação ativa dos bibliotecários e das instituições é crucial para fortalecer a profissão e promover boas práticas em bibliotecas de todo o país. Que tal se candidatar?