CFB tem pauta com a presidência do Tribunal de Justiça do Piauí

Encontro discute a importância dos bibliotecários e a criação de vaga para atuação no Tribunal de Justiça do Piauí

O bibliotecário exerce um papel fundamental no desenvolvimento e no gerenciamento de coleções de referências legais e no apoio às tarefas de pesquisa. Para debater a importância desse profissional na esfera jurídica do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), conselheiros da 19ª Gestão do CFB, na figura do presidente do Fábio Cordeiro, participaram de uma reunião virtual com membros da Justiça do Piauí na manhã do dia 29 de março (quarta-feira).

O encontro teve a presença do presidente da 19ª Gestão do CFB, Fábio Cordeiro (CRB1/1761), e do diretor técnico, Fernando Braga (CRB3/640); do presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 3ª Região (CE/PI), Júlio Duarte (CRB3/1440); do presidente da Associação dos Bibliotecários do Estado do Piauí (Abepi), Marcelo Andrade e da bibliotecária da Justiça Federal da 1ª Região e ex-presidente da Abepi, Eliana Valois (CRB3/271).

Presidente da 19ª Gestão, Fábio Cordeiro, durante a reunião com o TJ-PI – Foto: Divulgação

Durante o encontro, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Ribamar Oliveira, anunciou que seria representado pelo assessor da Presidência, Lirton Nogueira dos Santos.

Todos os presentes foram unânimes em relação à presença de bibliotecários em órgãos do Poder Judiciário, o que mostra como esses profissionais têm ampliado sua atuação, tornando-se ainda mais relevantes para a gestão da informação em espaços diversos. O presidente da 19ª Gestão também ressaltou que, em meio à transformação digital pela qual o Judiciário passa, o bibliotecário tem acompanhado as mudanças e se adaptado ao mundo digital. Ele também destacou a importância de o Judiciário ser exemplo ao seguir a legislação que rege a profissão.

Ao fim da reunião, Lirton parabenizou a categoria por ter suas instituições representativas tão envolvidas em defesa da sociedade e na luta pelos direitos de seus profissionais.