CFB promove Encontro das Comissões de Ética Profissional

Evento com representantes do Conselho Federal e de mais cinco jurisdições fortaleceu a integração do Sistema CFB/CRB

O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), por meio da Comissão de Ética Profissional (CEP), realizou o primeiro Encontro das CEPs do Sistema CFB/CRB da 19ª gestão no dia 4 de junho. O evento on-line reuniu representantes das comissões de cinco jurisdições regionais, que debateram o planejamento da proposta de revisão da Resolução CFB nº 399/1993, liderada pela Comissão de Legislação e Normas do CFB. O texto dispõe sobre as normas para apuração das faltas e para a aplicação das sanções do Código de Ética Profissional.

Durante o encontro, os membros da Comissão de Ética do CFB fizeram um balanço das ações a serem desenvolvidas na 19ª gestão. Entre as atividades propostas estão a divulgação de materiais instrutivos sobre o Código à Comissão de Ensino e Formação Profissional, a elaboração de um Código de Ética comentado para divulgação entre bibliotecários e estudantes de Biblioteconomia e a publicação de um boletim especial sobre ética profissional.

A coordenadora da CEP, Valéria Valls (CRB-8/5243), acredita que o encontro foi um momento oportuno para troca de experiências entre as comissões do Sistema CFB/CRB. “Após os informes gerais, cada representante regional pôde expor aos colegas um balanço sobre as ações realizadas em sua Comissão de Ética, além das eventuais dificuldades enfrentadas. Essa dinâmica aproximou os bibliotecários e bibliotecárias que atuam nessa importante área, sendo muito positiva para aproximar o CFB das demais jurisdições.”

Pelo CFB, estiveram presentes o presidente Fábio Cordeiro (CRB-1/1763), os representantes da CEP, Valéria Martín Valls e José Alimatéia Aquino (CRB-6/580), além do consultor jurídico Leonardo Pimentel Bueno. Entre as jurisdições regionais, marcaram presença: Ana Lúcia Ramos Coelho (CRB-4); Adrieli Sandra de Oliveira Jacinto (CRB-6/2696), Elizangela Ribeiro de Azevedo (CRB-6/3393) e Janaína de Sousa Alves (CRB-6/3210); Thulio Gomes (CRB-7/6762); Guilherme Luiz Cintra Neves (CRB-9/1572) e Romicarla Rodrigues de Matos (CRB-9 /978); Luiz Fernando Correia de Almeida (CRB-11/1041) e Nádia Batista Vieira (CRB-11/882).