CFB participa de reunião do Conselhão sobre decisão do TCU

Presidentes dos Conselhos de Fiscalização Profissional participaram de segunda reunião ordinária do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas em 2022

Na manhã de 26 de abril, o plenário do Conselho Federal de Administração (CFA) recebeu a 84ª reunião ordinária do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas (Conselhão). O segundo encontro do grupo foi aberto pelo vice-coordenador do fórum e presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, e contou com a presença do presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Fábio Cordeiro (CRB-1/1763).

Na oportunidade, os presentes discutiram a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) no Processo nº 036.608/2016-5, que se encontra em grau de recurso. O processo de Fiscalização de Orientação Centralizada (FOC) teve como objetivo avaliar os controles, as receitas, a regularidade das despesas com verbas indenizatórias e as transferências de recursos para terceiros, estabelecendo um panorama sobre as atividades finais dos conselhos de fiscalização profissional.

Para os conselheiros, muitos pontos presentes na decisão do TCU são favoráveis aos conselhos profissionais, embora outros ainda pudessem ser melhor discutidos. Para o presidente do CFB, no entanto, é necessário ter cautela. “Manter o diálogo com os órgãos de controle é a melhor alternativa para que outros avanços sejam conquistados no futuro.”

* Com informações e fotos da CDA