CFB participa de evento de abertura do Mês dos Bibliotecários em Brasília

Evento contou com mesa temática e premiações que reconhecem atores e parceiros da categoria

Na última segunda-feira (13/3), ocorreu em Brasília a abertura oficial das comemorações do Mês da Bibliotecária e do Bibliotecário em 2023. Já tradicional, o evento, realizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da 1º Região (CRB-1), com apoio da Associação dos Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do Distrito Federal (ABDF), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE/UnB), foi sediado pela primeira vez, este ano, na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB). 

O evento contou com debates, homenagens, premiações e compartilhamento de histórias, além da presença de várias instituições, profissionais e apoiadores da categoria. O CFB esteve presente na figura do presidente do conselho, Fábio Cordeiro, que compôs uma mesa ao lado da diretora da BNB, Elisa Raquel, do subsecretário do patrimônio cultural, Aquiles Brayner, do presidente do CRB-1, Raphael Cavalcante, da presidente da ABDF, Luciana Oliveira, e da Diretora do IBICT, Cecília Leite. 

Em seguida, realizou-se uma mesa temática para debater “Políticas públicas a serviço das bibliotecas, arte e leitura”, com Rodrigo Mendes, gerente de atendimento da BNB, Newton Lima, assessor da diretoria da BNB, Luciana Barreto, poeta e professora da UnB, Clara Arreguy, jornalista e escritora, e Ana rossi, poeta, tradutora e professora da UnB. A deputada federal Érika Kokay também prestigiou a cerimônia, fazendo uma fala em apoio e reconhecimento às bibliotecárias e bibliotecários. 

O ponto mais emocionante da cerimônia foi a entrega das premiações. A Medalha Rubens Borba de Morais, honraria concedida pelo CRB-1 a um bibliotecário ou bibliotecária de cada estado da região Centro-Oeste, reconheceu este ano os trabalhos de Eleuzina Crisanto de Lima, coordenadora da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim (MS); Janice Silveira, diretora da Biblioteca da Câmara dos Deputados, Onofre José de Paula, vice-coordenador do comitê de ética e pesquisa do Hospital de Urgências de Goiânia, e Carlos Henrique Tavares de Freitas, supervisor de processos técnicos da Biblioteca Central da UFMT. O prêmio é muito importante por se tratar de um reconhecimento dos próprios colegas de profissão. 

Outro reconhecimento prestado na noite foi o Prêmio de Bibliotecária e Bibliotecário revelação, cujos ganhadores são definidos por meio de votação popular. E os eleitos da vez foram Cristian Brayner, Angela Pacelli e Dandara Baçã. Para completar, foi concedido ainda um prêmio de menção honrosa, que reconhece também a colaboração de profissionais de outras áreas que colaboram com a categoria. Os contemplados este ano foram Ailton Moreira da Rocha, Maria da Silva Moreira, Roberto Barros Cardoso, Tatiana de Paula Martins de Souza, funcionários do CFB.