CFB participa de 16º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro

Edição deste ano destacou as tratativas para a efetiva inclusão do bibliotecário como um dos executores do PNLD

O presidente da 19ª gestão do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Fábio Cordeiro (CRB-1/1763), participou, no dia 9 de junho, do 16º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro, em Belém, no Pará. Em uma manhã inteiramente dedicada aos bibliotecários, a autarquia foi convidada por representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a discutir o envolvimento desse profissional no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD).

O CFB e bibliotecários envolvidos com o PNLD de todas as unidades da Federação foram convidados a debater as formas de efetivar a inclusão desses profissionais como um dos executores do PNLD, como prevê a Resolução nº 12/2020 do FNDE. Em sua fala inicial, Fábio ressaltou que a presença do bibliotecário nas tratativas é imprescindível para qualificar o programa. “Afinal, o bibliotecário está gabaritado para selecionar, processar, disseminar e fomentar o uso didático dos livros.”

Segundo o presidente do CFB, a participação dos bibliotecários têm estreita relação com a biblioteca escolar, mas a inclusão do profissional no programa não implica em acumular ambas funções. “Ter um bibliotecário na gestão do PNLD é um avanço, e isso não afasta a necessidade do cumprimento da Lei nº 12.244/2010, nem da Lei nº 4.084/1962, de que devemos ter bibliotecários em bibliotecas escolares. É importante ficar claro que se está abrindo uma oportunidade de novos espaços para atuação do profissional”.

No segundo dia do encontro, pequenos grupos de discussão foram formados para discutir as competências do bibliotecário no PNLD. Em seguida, as propostas de cada grupo foram compartilhadas. Com esse material o FNDE apresentará ao CFB uma minuta de resolução para regular as atribuições do profissional no programa. A secretária executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura do FNDE, Nadja Cézar, acolheu a sugestão de se criar um grupo de trabalho (GT) com o CFB destinado a discutir questões que envolvam a participação do bibliotecário no PNLD.

Sobre o 16º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro

O evento foi realizado entre os dias 7 e 10 de junho, na capital paraense. Durante esses quatro dias, professores, pedagogos e técnicos discutiram a respeito das ações de aprimoramento do PNLD. Há 85 anos, o Plano se firmou como a política pública mais longeva do país e a maior do mundo na área da leitura. Em 2021, atendeu mais de 28 milhões de alunos em três etapas de ensino.

Foto: Divulgação CFB