CFB busca apoio para proposta que valoriza bibliotecas escolares como equipamento cultural

Bibliotecários e sociedade têm até o dia 14 de julho para dar apoio a proposta, interessados em votar a favor devem acessar o link  https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/5480  

O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) lançou uma campanha de divulgação para angariar votos e apoio a proposta intitulada “Bibliotecas escolares como equipamento cultural para a educação informacional e midiática” para que seja incluída no Plano Plurianual 2024/2027 do Governo Federal. A proposta tem como objetivo fomentar a educação informacional e midiática nas escolas por meio das bibliotecas, implementar nas escolas uma cultura de colaboração e propiciar o diálogo entre agentes da educação fundamental, além de implementar a lei 12.144/2010, que busca a universalização da biblioteca escolar no Brasil. A ideia da proposta foi definida após reunião entre o CFB e a SECOM da Presidência da República, momento em que as instituições discutiram sobre promover o acesso à informação de qualidade  no ambiente digital. 

A campanha do CFB propõe a implementação de ações específicas nas bibliotecas escolares, alinhada com a recém-aprovada Lei 14.533/2023 – Política Nacional de Educação Digital (PNED). A campanha tem um prazo limitado, e o CFB tem até o dia 14 de julho (terça-feira), para alcançar o maior número de votos possíveis. Caso fique entre as cinco mais votadas, a proposta será apresentada  durante o 3º Fórum Interconselhos, que será realizado em agosto, em Brasília – DF.

Para apoiar a campanha e votar a favor da proposta a ser incluída no Plano Plurianual 2024/2027 “Bibliotecas escolares como equipamento cultural para a educação informacional e midiática”, é preciso acessar o site oficial do Governo Federal para programa Brasil Participativo e seguir as instruções disponíveis. A campanha de divulgação do CFB busca reafirmar a importância de propostas que valorizem a educação informacional e midiática, para isso, é necessário o apoio da comunidade em geral, especialmente pais, professores, bibliotecários e estudantes, para que o projeto seja levado adiante e possa contribuir efetivamente para a formação dos estudantes brasileiros.

O que é o Brasil Participativo?

Brasil Participativo é a nova plataforma digital do governo federal, um espaço para que a população possa contribuir com a criação e melhoria das políticas públicas. A primeira iniciativa da plataforma visa coletar propostas da sociedade e priorizar programas para o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. As propostas para o PPA podem ser enviadas até o dia 14 de julho de 2023. O PPA Participativo é assinado pela Secretaria Geral da Presidência da República (SGPR) e o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). 

Acesse a plataforma e tenha acesso a todas as propostas no link: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/