CFB apresenta minuta de requerimento para celebrar 60 anos da profissão

Documento foi entregue à deputada federal Fernanda Melchionna e protocolado nesta quarta-feira (27/04)

O presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Fábio Cordeiro, encontrou-se na manhã desta quarta-feira (27/04), na Câmara dos Deputados, com a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL). Na ocasião, foi apresentada à parlamentar uma minuta de requerimento de sessão solene para celebrar os 60 anos de regulamentação da profissão de bibliotecária e bibliotecário, promulgada por meio da Lei nº 4.084, em 30 de junho de 1962.

A deputada acolheu prontamente a sugestão, ressaltando que a ocasião é ideal para comemorar as conquistas da categoria e, ao mesmo tempo, alinhar ações em defesa das políticas públicas nas áreas do livro, leitura, literatura e bibliotecas. “Agradecemos a deputada pela sensibilidade e nos colocamos à disposição para continuar colaborando com pautas que promovam bibliotecas de qualidade para todos os brasileiros”, ressalta o presidente do CFB.

De acordo com o requerimento, as bibliotecárias e os bibliotecários conseguiram conquistar múltiplos segmentos, tanto na esfera pública quanto privada. Nessas últimas seis décadas, esses profissionais ampliaram suas competências, graças a uma formação capaz de convergir conhecimentos técnicos, habilidades de gerenciamento e domínio de tecnologias para geração, tratamento e uso da informação, enfrentando os desafios da “Sociedade da Informação”.

Além disso, com a regulamentação da profissão, as pessoas bibliotecárias passaram a ter mais segurança para contribuir para a gestão da informação no Brasil. Esse é um papel que cada vez mais se mostra essencial para o futuro.

O requerimento foi protocolado nesta tarde de quarta-feira (27/04).

Confira a minuta na íntegra

Foto: Divulgação CFB