Impactos da Biblioteca na sociedade é tema de Fórum em Mato Grosso

Primavera do Leste, município do Estado do Mato Grosso com cerca de 52 mil habitantes, recebeu entre os dias 24, 25 e 26 de outubro o V Fórum Estadual de Bibliotecas de Mato Grosso, no Cine Teatro Vila Rica. O Fórum é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL/MT), por intermédio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Primavera do Leste e teve como tema “A Biblioteca e seus impactos”.

Durante o evento foram discutidas políticas públicas para o livro, leitura e bibliotecas e apresentados projetos e experiências bem sucedidas por meio do painel Bibliotecas Inspiradoras, com os impactos e o papel de transformação social das bibliotecas na sociedade.

Participaram como palestrantes a ex-Secretária Executiva do Plano Nacional do Livro e Cultura Renata Costa; o ex-secretário adjunto de Cultura do Município de Juína, Adriano Souza; o presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Fábio Cordeiro; Cristian Brayner – Doutor em Literatura e Mestre em Ciência da Informação; Rafael Cavalcante – presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 1ª Região; Wanderson Lanna – Secretário de Cultura de Primavera do Leste e Waldineia Almeida – Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, abrilhantaram o encontro.

Em sua participação, o Presidente do CFB destacou o poder transformador das Bibliotecas Escolares e das Bibliotecas Públicas e da necessidade do cumprimento da Lei 12.244/2010, que tem sido o foco da campanha do Sistema CFB/CRB #SouBibliotecaEscolar. Para assistir a fala do Presidente basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=UImUffzTrEI.

O CFB agradece mais uma vez a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL/MT), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso e a Prefeitura de Primavera do Leste (MT) que patrocinaram a participação do Presidente.