Câmara Municipal de São Paulo comemora 60 anos da profissão de Bibliotecária e Bibliotecário

Nesta quinta-feira (27/10), foi realizada solenidade na Câmara Municipal de São Paulo que homenageou os profissionais da biblioteconomia em comemoração de 60 anos da regulamentação da profissão, instituída pela Lei federal nº 4.084/1962. Além de comemorar as conquistas da categoria, foi um momento importante para refletir e alinhar ações em defesa da profissão. 

O autor do requerimento da sessão solene foi o Vereador Professor Toninho Vespoli (PSOL) e o evento foi organizado pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da 8ª Região. A Presidenta do CRB-8, Ana Claudia Martins, foi convidada a conduzir a cerimônia, que contou com a participação da Vice-Presidenta da FEBAB, Adriana Ferrari; da Presidente do Sindicato dos Bibliotecários de São Paulo, Vera Stefanov; do Presidente do CFB, Fábio Cordeiro; do Deputado Estadual Carlos Giannazi (PSOL); e o Vereador Toninho Vespoli.

Em sua fala, o Presidente do CFB destacou o importante papel dos bibliotecários do Estado de São Paulo, em especial Laura Russo, para que a formação em biblioteconomia fosse reconhecida como curso superior e a consequente regulamentação da profissão na Lei 4.084/1962. 

O CRB-8 homenageou com placas de honra a FEBAB (Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições) e o SinBiesp (Sindicato dos Bibliotecários no estado de São Paulo), pelos serviços prestados. O CFB sorteou aos participantes presentes 15 exemplares (5 de cada) das publicações Bibliotecas Brasileiras Acessíveis: repertório bibliográfico, #Somostodosbibliotecaescolar e Ensino e Formação Profissional dos Cursos de Bacharelado em Biblioteconomia no Brasil.

Confira como foi o evento aqui (https://www.youtube.com/watch?v=kcGI0ylyW10).