“Bibliotecas por um mundo melhor: década da ação” é o tema do 29º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD)

Evento ocorre em formato online de 26 a 30 de setembro. Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Fábio Cordeiro, participou da abertura

Nesta semana teve início o 29º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) de 2022. O evento é organizado pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecas, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e ocorre de 26 a 30 de setembro em formato online. O tema é Bibliotecas por um mundo melhor: década da ação. 

De acordo com a organização do evento, para 2022 é preciso alinhar ao movimento “Década da Ação”, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visa acelerar o alcance das 169 metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até o ano de 2030. Por isso, foi relacionado o lema com o compromisso da ONU, pois as bibliotecas têm papel importante na construção de um futuro sustentável.

O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), apoiador do evento, participou da abertura representado pelo presidente, Fábio Cordeiro, que no início do seu discurso citou a importância das bibliotecas.  “Temos um projeto em comum e miramos um mesmo objetivo que é ampliar o acesso da população às bibliotecas. Lutamos juntos porque sabemos que a biblioteca exerce um papel importante e imprescindível no fortalecimento da democracia e no alcance do progresso social e da igualdade na diferença”, pontuou.

Fábio expressou a sua preocupação com a situação das bibliotecas atualmente. “A experiência nos indica que as bibliotecas brasileiras, em sua grande maioria, vivem momentos difíceis. Quantos de nós temos enfrentado no quotidiano enormes dificuldades para garantir aos usuários as condições mínimas de qualidade em nossas instalações, produtos e serviços. Observamos que perdura nas nossas instâncias políticas no País uma relação inversamente proporcional entre discurso e prática”, descreveu.

O presidente ainda reforçou que é preciso atuar no sentido de fazer com que os louvores que os políticos fazem em relação às bibliotecas se materializem em investimentos.

Fábio Cordeiro irá participar de uma mesa redonda no dia 29 de setembro, às 10h30, junto ao presidente da FEBAB, Jorge Prado; e a presidenta da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), Martha Suzana Cabral Nunes, sobre o Censo da Biblioteconomia Brasileira: Resultados Preliminares.

A programação e inscrição para o CBBD 2022 podem ser feitas aqui.

Clique aqui e leia o pronunciamento de abertura do presidente do CFB.

📸 Divulgação CFB