Apoio financeiro a bibliotecários para participação do SALALM, de 28/5-01/06

SALALM LVI – Preservando a memória; Documentando e arquivando os Direitos Humanos Latino-Americanos.

28 de maio – 1º de junho de 2011

Informações Gerais

O Enlace tem por objetivo conceder apoio financeiro a bibliotecários latino-americanos e caribenhos, assim como outros profissionais da informação, a fim de facilitar a sua participação nos encontros anuais do SALALM. O nosso propósito é de promover contatos profissionais entre os bibliotecários americanos, latino-americanos e caribenhos e outros profissionais que trabalhem em áreas ligadas a bibliotecas.

Os membros do SALALM estão empenhados em melhorar o acesso às fontes de informação bibliográficas referentes e provenientes da América Latina, e em divulgar informação sobre as tendências regionais do mercado editorial.

As trocas de informações atuais e as experiências relacionadas ao trabalho são atributos essenciais da biblioteconomia. Criando e apoiando a expansão de redes profissionais entre os bibliotecários e os editores/distribuidores de livros, podemos contribuir para um melhor conhecimento da região, apoiar o desenvolvimento profissional e melhorar os serviços prestados às nossas instituições.

Procedimentos e Critérios

O SALALM solicita a participação de colegas latino-americanos ou caribenhos que poderão apresentar trabalhos de preferencia sobre o tema do congresso (ver o arquivo adjunto) ou outro tópico de interesse aos membros do SALALM. Todas as apresentações farão parte de mesas organizadas por temas.

Será concedido apoio financeiro para subsidiar custos de transporte a participantes latino-americanos selecionados. O processo de seleção fundamenta-se nos seguintes critérios e procedimentos. O Enlace pagará usualmente oitenta porcento (80%) dos custos de viagem, calculados a partir da compra de bilhete aéreo com 21 dias de antecedência e concederá viáticos a ser utilizados na cidade anfitriã do congresso. O participante selecionado para a bolsa de viagem receberá o reembolso no congresso.

Como se candidatar

Os pedidos deverão ser enviados à coordenadora da Comissão Enlace,Paloma Celis Carbajal, contendo os seguintes elementos:
• Resumo de meia página da comunicação a ser apresentada;
• Curriculum Vitae;
• Estimativa do valor duma passagem aérea reservada com 21 dias de antecedência em classe turística.
As propostas serão avaliadas pelos membros da Comissão Enlace e pelo Presidente do SALALM.
A Comissão de Avaliação se empenhará em estabelecer elos entre os apresentadores potenciais e os organizadores das mesas a fim de coordenar apresentadores e mesas.
As propostas serão aceitas até o dia 21 de janeiro de 2011. As propostas recebidas após esta data serão consideradas apenas se houver disponibilidade financeira.

Critérios

O candidato deve:

Trabalhar em uma biblioteca ou em uma área de informação latino-americana ou caribenha.

Redigir um trabalho que possa ser publicado, abordando um assunto relacionado com o tema do Congresso ou outro tema de interesse aos membros do SALALM.

Comparecer às mesas e reuniões durante toda a duração do Congresso, inclusive no primeiro dia a fim de assistir às reuniões de comités.

Apresentar a comunicação em mesas temáticas organizadas ou em outro formato especificado.

Apresentar a comunicação em um dos idiomas oficiais do SALALM (espanhol, português ou inglês).

Apresentar a comunicação dentro do tempo estabelecido, normalmente entre 15 e 30 minutos.

Escrever um artigo curto sobre sua experiência no Congresso para a Newsletter do SALALM a ser entregue uma semana depois do Congresso.

Cartas-convite
Além de conceder bolsas de viagem, a Comissão do Enlace enviará convites pessoais (mediante solicitação) para qualquer pessoa que tenha interesse em participar da conferência anual.

 A finalidade deste tipo de convite é dar apoio aos participantes potenciais que necessitem solicitar suporte financeiro às suas instituições. Os convites não representam apoio financeiro e não isentam o convidado do pagamento das taxas de inscrição do congresso.