Encabeçada pelo Conselho Federal de Biblioteconomia, a campanha busca abrir uma reflexão na sociedade sobre a importância da atuação do bibliotecário na educação básica do País, para incentivar a leitura no cotidiano dos estudantes
Recife, 27 de novembro – Na tarde desta quarta-feira (27), o Centro de Convenções de Pernambuco foi palco do lançamento para o Estado da campanha nacional #SouBibliotecaEscolar, promovida pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB). O evento ocorreu dentro da programação do 30º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, que reúne profissionais da área para discutir as práticas, desafios e inovações do setor no Brasil.
A iniciativa da campanha tem como objetivo valorizar as bibliotecas escolares como espaços fundamentais para o desenvolvimento educacional e cultural dos estudantes em todo o País. A ação visa destacar a importância desses espaços na formação de leitores críticos e cidadãos mais conscientes, promovendo uma maior integração entre escolas, bibliotecas e comunidades.
O presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Fábio Cordeiro, enfatiza que as bibliotecas escolares são instrumentos poderosos na construção do conhecimento e na ampliação do repertório dos alunos. “A biblioteca escolar não é apenas um local de guarda de livros, mas sim um espaço vivo de incentivo à leitura, à pesquisa e ao desenvolvimento de habilidades que serão essenciais para a formação acadêmica e pessoal dos estudantes”, declarou.
Além da participação de Fábio Cordeiro, o lançamento em Pernambuco contou com a presença de várias autoridades: o deputado estadual João Paulo Lima (PT-PE); a assessora parlamentar da senadora Teresa Leitão (PT-PE), Flávia Versoça, na ocasião representando a congressista; a coordenadora-geral de Materiais Didáticos do Ministério da Educação, Raphaella Rosinha Catarino; a coordenadora-geral de Leitura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, Aline da Silva França; e Maria das Graças Vidal, presidente do CRB 4, jurisdição de Pernambuco e Alagoas.
“O lançamento desta campanha em Pernambuco acontece em um momento muito oportuno, pois uma recente pesquisa mostra que o número de leitores no Brasil vem caindo consideravelmente”, disse o deputado João Paulo. A pesquisa citada pelo parlamentar é a 6ª edição do levantamento Retratos da Leitura no Brasil, divulgada no último dia 11 de novembro, a qual aponta uma perda de quase sete milhões de leitores em 4 anos.
“Sem leitura não há avanço da nossa democracia, pois teremos cidadão alienados. As bibliotecas são um importante instrumento de formação. Por isso, é necessário a pressão política para levar estrutura de qualidade às bibliotecas”, complementou João Paulo.
O mesmo pensamento é compartilhado pela coordenadora-geral de Leitura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, Aline da Silva França. “A campanha é importante para nos mantermos motivados. Quando os estudantes têm acesso a livros que despertam o seu interesse e podem discutir ideias e histórias com seus colegas, eles se tornam leitores mais motivados e, consequentemente, mais preparados para os desafios do mundo contemporâneo”, afirmou.
Estudos mostram que a leitura é um dos pilares para o sucesso educacional. Além de melhorar o vocabulário e a fluência na escrita, ela também contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e da capacidade de resolução de problemas. “A biblioteca escolar, portanto, é mais do que um simples ponto de acesso a livros; ela é um ambiente propício para a formação de hábitos que vão além da sala de aula”, pontuou Raphaella Rosinha Cantarino, coordenadora-geral de Materiais Didáticos do Ministério da Educação.
A campanha #SouBibliotecaEscolar também busca sensibilizar a sociedade e as autoridades sobre a necessidade de investimentos e políticas públicas que garantam a presença de bibliotecas de qualidade em todas as escolas do país, especialmente nas mais periféricas e em regiões de difícil acesso.
Visão de futuro
O lançamento da campanha em Pernambuco também destaca a crescente necessidade de transformar as bibliotecas escolares em espaços inclusivos, com acesso facilitado a todos os alunos, independentemente da sua classe social ou condição geográfica. A implementação de tecnologias e a diversificação dos acervos, com títulos que atendam aos diferentes perfis de leitores, são pontos-chave para essa transformação.
O 30º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, que segue até o final da semana, tem como tema central a promoção da inclusão e da diversidade no campo da biblioteconomia. Durante o evento, especialistas e bibliotecários debatem as melhores práticas para tornar as bibliotecas mais acessíveis e funcionais, preparando os estudantes para um futuro mais justo e igualitário, onde a leitura desempenha um papel fundamental.