Bibliotecário pernambucano doa livros de acervo pessoal para o Rio Grande do Sul

Quase 200 livros foram entregues ao Conselho Federal de Biblioteconomia para apoiar bibliotecas escolares afetadas pelas enchentes em Porto Alegre. A ação reforça o papel transformador da leitura na educação e na reconstrução social

“Leitura é algo que transforma, e incentivar a leitura nas escolas é onde podemos fomentar essa transformação”. Foram essas as palavras do bibliotecário e conselheiro do Conselho Regional de Biblioteconomia da 4ª Região (CRB-4), que atende aos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, para justificar a doação de quase 200 livros ao Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB). O CFB encabeça a campanha de arrecadação de livros que serão enviados ao sistema de Bibliotecas Escolares da Rede Pública de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A entrega das obras foi realizada nesta sexta-feira (29), durante o último dia de programação do 30º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD), no Centro de Convenções de Pernambuco. Os títulos doados integravam o acervo pessoal de Hélio e de sua rede de amigos e parentes, bem como do acervo da Biblioteca Pública Estadual de Pernambuco, da qual Hélio Monteiro é servidor.

A campanha do CFB vem acontecendo devido as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul e arrasaram inúmeras bibliotecas de instituições públicas, privadas, comunitárias e filantrópicas. De acordo com um recorte feito pelo Conselho Federal, considerando apenas as escolas que compõem a rede de bibliotecas escolares da Secretaria de Educação de Porto Alegre, 62 bibliotecas foram afetadas total ou parcialmente, com perdas que totalizam cerca de 100 mil livros.

“Diante da causa que justifica a campanha, não há como não unir esforços e mobilizar a sociedade para aderir à ação. Isso é ser solidário com as crianças e com a biblioteconomia”, finalizou Hélio Monteiro. Entre os livros estão títulos infantis, da literatura brasileira, de quadrinhos e de poesias.