A última segunda-feira (15/04) foi marcada pela reinauguração da Biblioteca Lydia de Queiroz Sambaquy, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), um dos principais centros de referência em biblioteconomia, ciência da informação e áreas correlatas no Brasil. O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) esteve presente no evento, representado pelo Presidente Fábio Cordeiro, que fez questão de prestigiar este momento tão importante para o Ibict.
A reinauguração da biblioteca fez parte das celebrações dos 70 anos do Ibict, que aconteceram durante toda a semana. Ao longo do dia, ocorreram diversas palestras e oficinas, que culminaram na reabertura da biblioteca. Em seu discurso durante a reinauguração, Tiago Braga, diretor do Ibict, destacou que “a Biblioteca precisa voltar a ser destaque no Ibict”.
Várias personalidades importantes para a biblioteconomia estiveram presentes durante a cerimônia. Além do presidente do CFB, o Sistema CFB/CRB também se fez presente na figura de Johnathan Diniz, presidente do CRB-1, assim como vários representantes de bibliotecas, funcionários aposentados do Ibict e Priscila Sena, representante da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB).
Shirley dos Santos, bibliotecária do Ibict há mais de 20 anos, conta que o processo de revitalização foi intenso, com higienização completa do acervo, reestruturação do layout, pintura das paredes e tudo o mais que foi necessário para que a Biblioteca ganhasse um novo fôlego e uma nova força. “É esse o objetivo, tornar a Biblioteca forte novamente”, explica.
A Biblioteca do Ibict vinha perdendo força desde 2016, tendo sido afetada por diversas questões, incluindo uma baixa na demanda e a própria pandemia de Covid-19. Com a revitalização, o espaço está mais arejado e confortável, com wifi, estações de trabalho e muito mais. Além disso, estão sendo realizados esforços para que o espaço volte a ser utilizado em palestras e workshops. “A gente tá com o objetivo de deixar essa biblioteca cheia, tanto física quanto virtualmente”, explica Shirley.
A Biblioteca Lydia de Queiroz Sambaquy
Com um vasto acervo especializado, a Biblioteca do Ibict oferece acesso a informações e conhecimento sobre diversos temas, desde a história da biblioteconomia até as últimas tendências em ciência da informação
A reinauguração da Biblioteca é um marco importante para a área de biblioteconomia e ciência da informação no Brasil. O novo espaço oferece melhores condições para pesquisa, ensino e aprendizagem, e contribui para a difusão do conhecimento e da informação.
O CFB convida a todos para que visitem a Biblioteca e conheçam seu acervo especializado. A biblioteca está localizada no 1º andar do Ibict, em Brasília, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.