Curso de Biblioteconomia
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Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
O CURSO DE BIBLIOTECONOMIA, implantado em 1998, na Universidade Federal de Alagoas, objetiva formar Bibliotecários competentes, críticos e dinâmicos para atuar em atividades de planejamento, organização, disponibilização e gestão da informação, em diferentes espaços sociais.

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
O Curso de Biblioteconomia foi criado em 1966, por meio da Resolução n. 29 de 14/11/1966, do Conselho Universitário (C.U) da então Universidade do Amazonas (UA).
Em 1967, ano de sua instalação, o Curso de Biblioteconomia Constituiu com o Curso de Letras em 1967 o Departamento de Letras e Biblioteconomia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. A partir deste ano, o Curso esteve alocado em estruturas administrativas que sofreram algumas modificações:

Universidade de Brasília (UnB)
A história da graduação em Biblioteconomia na UnB, inicia-se em 1962, ano da fundação do curso. Desde este período até os dias de hoje, o curso tem formado profissionais reconhecidos nacionalmente por sua competência técnica e acadêmica; as reformulações curriculares têm sido constantes com o objetivo de construir um currículo em sintonia com os acontecimentos sociais, políticos, históricos e científicos do país. Além disso, ao longo deste percurso, seu corpo docente buscou capacitação em universidades reconhecidas internacionalmente, fato primordial para um ensino de qualidade.

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
O Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da UFRN foi criado no dia 10/05/1996 (Resolução 002/1996 – CONSUNI/UFRN). Esse início só foi possível com a criação anterior do Departamento de Biblioteconomia (DEBIB), atualmente, Departamento de Ciência da Informação (DECIN). O Departamento de Ciência da Informação e o curso de Biblioteconomia localizam-se no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O corpo docente do curso é formado por Mestres e Doutores em diversas áreas do conhecimento com ênfase em Ciência da Informação. O DECIN mantém dois grupos de pesquisa cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a saber: “Informação na Sociedade Contemporânea” e “Tecnologia e Gestão da Informação e do Conhecimento”. O Departamento mantém também a Revista Informação na Sociedade Contemporânea (RISC).

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
O projeto pedagógico do curso foi elaborado em outubro de 2001 por uma comissão de trabalho, sendo uma iniciativa da então Coordenação do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da UFRJ. Baseada na visão vanguardista da primeira Diretora da Biblioteca Central – a bibliotecária Lydia de Queiroz Sambaqui, esta comissão, composta por doze bibliotecários da UFRJ, mestres e especialistas na área, dá início a elaboração do projeto pedagógico, com vistas a atender – com a implementação de um novo curso – às demandas atuais da Sociedade.

Universidade de São Paulo (USP)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
O Curso de Biblioteconomia da UFSC foi implantado em 1973, recebendo o
reconhecimento do Conselho Federal de Educação, através do Parecer Nº 3.129, de 8 de
novembro de 1977 e, confirmado pelo Decreto Presidencial Nº 81.144, publicado no Diário
Oficial da União em 2 de janeiro de 1978 .

Universidade Federal da Bahia (UFBA)
O curso de graduação em Biblioteconomia na modalidade a distância foi aprovado em 2018 pela CAPES no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil | UAB, com adesão de diversas universidades públicas do país, dentre elas a Universidade Federal da Bahia | UFBA. O Instituto de Ciência da Informação | ICI/UFBA, que oferta há 81 anos o curso de Biblioteconomia e Documentação presencialmente, ficou responsável pela implantação e funcionamento do curso de Biblioteconomia na EaD | BiBEaD no Estado da Bahia.
Em outubro de 2020, as aulas do curso BiBEaD foram iniciadas e ofertadas em quatro polos localizados nas cidades de Juazeiro, Vitória da Conquista, Ilhéus e Santo Amaro. O curso tem ampliado as perspectivas de atuação do bacharel em Biblioteconomia neste Estado, buscando atender as demandas informacionais dos diferentes segmentos da sociedade e os avanços tecnológicos. Atualmente, o curso encontra-se no sétimo semestre e se mantém no propósito de promover competências e habilidades para o bacharel em Biblioteconomia atuar em bibliotecas públicas, escolares, universitárias e especializadas em acervos físicos e/ou digitais, bem como na gestão da informação, na pesquisa, na inteligência tecnológica, na consultoria e na editoração.

Universidade Federal da Ceará (UFC)
O curso de graduação em Biblioteconomia na modalidade a distância foi aprovado em 2018 pela CAPES no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil | UAB, com adesão de diversas universidades públicas do país, dentre elas a Universidade Federal da Bahia | UFBA. O Instituto de Ciência da Informação | ICI/UFBA, que oferta há 81 anos o curso de Biblioteconomia e Documentação presencialmente, ficou responsável pela implantação e funcionamento do curso de Biblioteconomia na EaD | BiBEaD no Estado da Bahia.
Em outubro de 2020, as aulas do curso BiBEaD foram iniciadas e ofertadas em quatro polos localizados nas cidades de Juazeiro, Vitória da Conquista, Ilhéus e Santo Amaro. O curso tem ampliado as perspectivas de atuação do bacharel em Biblioteconomia neste Estado, buscando atender as demandas informacionais dos diferentes segmentos da sociedade e os avanços tecnológicos. Atualmente, o curso encontra-se no sétimo semestre e se mantém no propósito de promover competências e habilidades para o bacharel em Biblioteconomia atuar em bibliotecas públicas, escolares, universitárias e especializadas em acervos físicos e/ou digitais, bem como na gestão da informação, na pesquisa, na inteligência tecnológica, na consultoria e na editoração.

Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Sendo a informação uma das molas propulsoras da sociedade atual, o mercado para a Biblioteconomia é crescente e repleto de possibilidades, não se restringindo a bibliotecas. A(o) bibliotecária(o) é a(o) profissional responsável por gerir informações por meio de técnicas de organização, de classificação e de catalogação. Esses profissionais podem também lidar com a conservação e a preservação de materiais – como periódicos, documentos ou fotos – para que resistam ao uso e ao tempo. Como o objetivo principal da Biblioteconomia é gerenciar informações, há oportunidades de emprego na área em qualquer instituição que precise acessar documentos com rapidez, como, por exemplo, organizações jurídicas e de saúde, centros de cultura, bancos e veículos de comunicação.

Universidade Federal do Goias (UFG)
curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG), criado desde a década de 1980, tem duração mínima de 4 anos, divididos em 8 semestres letivos. Atualmente, o curso se propõe a formar profissionais que possam atuar nos campos Social, Educacional e Cultural, independente do ambiente informacional que estejam inseridos (as).
Assim, a função social compreende o profissional como agente social, que pode democratizar as informações e mediar essa ação para a produção de saberes. A função educacional, define o (a) bibliotecário (a) como formador (a) de leitores (as), pesquisadores (as) e orientadores (as) da pesquisa escolar. E a função cultural, estabelece a formação de profissionais para a diversidade na produção e manifestações culturais por meio dos serviços, produtos e ações nos ambientes de informação.
Dito isso, para atender a esses campos, a formação em Biblioteconomia na UFG é estruturada em cinco eixos temáticos: Administrativo, Técnico, Tecnológico, de Fundamentos e Metodológico. Esses eixos, constituídos por várias disciplinas, possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências para que o (a) bibliotecário (a) possa enfrentar e resolver problemas diversos na sua prática profissional.
No dia 12 de Março, no qual comemoramos o dia do (a) Bibliotecário (a), ressaltamos o compromisso do curso em formar não apenas profissionais, mas cidadãos (ãs) críticos (as) e reflexivos (as), capazes de compreender as diferentes necessidades de informação dos sujeitos e disponibilizar produtos e serviços que contribuam para o desenvolvimento social.

Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
O Curso de Biblioteconomia foi criado em 1966, por meio da Resolução n. 29 de 14/11/1966, do Conselho Universitário (C.U) da então Universidade do Amazonas (UA).
Em 1967, ano de sua instalação, o Curso de Biblioteconomia Constituiu com o Curso de Letras em 1967 o Departamento de Letras e Biblioteconomia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. A partir deste ano, o Curso esteve alocado em estruturas administrativas que sofreram algumas modificações:
1 – Constituiu com o Curso de Comunicação, em 1973, o Departamento de Biblioteconomia e Comunicação também no âmbito da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras;
2 – Com a extinção da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em 1975, e a criação do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), o Curso passou a ter a sua própria gestão na esfera do Instituto.
Nos seus 50 anos de instalação, o Curso de Biblioteconomia utilizou-se das estruturas curriculares de 1967, 1974, 1985, 1989, 1994 para a formação dos seus discentes, sendo que a estrutura curricular de 2009 é considerada a sua versão corrente.
O Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) tem por objetivo formar profissionais para atuar na área da Biblioteconomia. Conforme a estrutura curricular de 2009, o perfil do profissional a ser formado na área está voltado:

Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)
O curso de Biblioteconomia foi criado pela Resolução CONSEPE/UFMT n.º 63 de 02 de agosto de 1999 e teve a sua primeira turma iniciada no ano de 2000. O curso foi criado para atender à crescente demanda por profissionais Bibliotecários para atuar em instituições pública e privadas de Mato Grosso. São mais de 20 anos formando Bibliotecários qualificados para diferentes frentes de trabalho: bibliotecas, arquivos, centros de documentação, universidades públicas e privadas, de Mato Grosso e outras regiões do Brasil.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
O curso tem como objetivo formar profissionais aptos para atuar crítica e tecnicamente na organização, tratamento e gestão da informação registrada nos mais variados suportes (físicos e virtuais). Sua grade curricular proporciona a análise do conhecimento sob variados aspectos, como: cultura, economia, comportamento, sociedade, política e tecnologia.
Biblioteconomia

Centro Universitário de Formiga (UNIFOR)
O curso de Biblioteconomia, na modalidade a distância, pretende formar um profissional que tenha o domínio da prática de gestão, organização, conservação, preservação e disseminação da informação.
A matriz curricular se harmoniza a uma formação humanista com os conhecimentos técnicos e tecnológicos indispensáveis à atuação em Unidades de Informação e Documentação. O curso busca estabelecer ações pedagógicas com base no desenvolvimento de condutas e atitudes compromissadas com a ética e com a responsabilidade social. Com duração de 03 (três) anos, confere ao graduado o grau de bacharel em Biblioteconomia.
Biblioteconomia

Universidade Federal do Pará (UFPA)
O Curso de Biblioteconomia foi instituído na UFPA em 1963 com o objetivo de formar profissionais para atuarem na biblioteca da própria universidade e nas demais bibliotecas e centros de documentação no Estado do Pará.
Com o novo paradigma tecnoinformacional que eclodiu a partir dos anos de 1960 o bibliotecário teve seu espaço de trabalho ampliado no contexto do chamado mercado da informação.
O Curso de Biblioteconomia procura desenvolver em discentes, ao longo de quatro anos de formação, as habilidades e competências necessárias para o trabalho com a informação com ênfase na organização, disseminação e recuperação de conteúdos. Nesse processo, além do envolvimento nas atividades de ensino, o estudante de Biblioteconomia poderá participar em projetos de monitoria, pesquisa e de extensão.
O egresso do curso de Biblioteconomia estará apto para trabalhar em instituições públicas ou privadas, a exemplo de bancos, fóruns, cartórios, centros de documentação, instituições de ensino, institutos de pesquisa, empresas de comunicação, editoras, gráficas, centros de análise de informação e centros culturais.
O Bibliotecário é o profissional que, de forma diferenciada, garantirá a excelência de serviços e produtos em diferentes tipos de bibliotecas como as públicas, especializadas, universitárias, prisionais, hospitalares, infantis e etc.
Ao realizar as tarefas de identificar, localizar, selecionar, processar, armazenar, recuperar e disseminar conteúdos orientados para as necessidades de informação de diferentes campos profissionais o bibliotecário exerce destacado papel na evolução da ciência, na inovação tecnológica, na valorização da cultura, na melhoria da educação e no aprimoramento do exercício da cidadania.

Universidade Federal do Paraiba (UFPB)
O curso de Bacharelado em Biblioteconomia destina-se a formar profissionais da informação para atuar de forma crítica e eficiente, em atividades que conduzam: a conscientização do valor da informação para a transformação da sociedade; a gestão de serviços e recursos de informação, através das ações de planejamento, organização e administração e ao manuseio de diferentes tecnologias de informação.

Universidade estadual do Piauí (UESPI)
Em 17 de outubro de 2002, o ensino de Biblioteconomia foi institucionalizado no Piauí. A Resolução CONSUN n° 53 atribui situação jurídico-institucional a um campo do conhecimento que já estava legitimado, em nível mundial, como seara de pesquisa e práxis de pesquisadores e profissionais das bibliotecas.
O Curso de Bacharelado em Biblioteconomia nasce na Universidade Estadual do Piauí – UESPI, com atenção para as dimensões que fundamentam o processo formativo de mulheres e homens que, em interação e de maneira articulada, conseguem transformar realidades.
Nesta perspectiva e assertiva, diversos temas da atualidade estão presentes nos componentes curriculares do curso, tais como:
as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e sua penetrabilidade no cotidiano da práxis informacional;
a gestão contemporânea e a sua potência na transformação dos ambientes de informação, como por exemplo, as bibliotecas;
os recursos de acesso e apropriação da informação; os processos e dispositivos de organização da informação para atendimento a diversas demandas informacionais;
a educação para informação;
a competência crítica em informação; os estudos das relações étnico-raciais e de gênero no contexto da sociodiversidade;
a curricularização da extensão;
a mediação da informação no contexto da inclusão, são alguns exemplos de temáticas que se expressam na práxis pedagógica a ser efetivada em situações de ensino e de aprendizagem
As realidades das bibliotecas; o fazersaber profissional; o acesso ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas; o desenvolvimento da educação e da cultura no Estado do Piauí passaram a ser foco de nossos estudos, reflexões, debates e pesquisas no âmbito do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia.
É objetivo geral do Curso: formar profissionais com competências e habilidades para solucionar questões relacionadas à seleção, coleta, organização, tratamento, disseminação, acesso, mediação e apropriação da informação e do conhecimento produzidos, em diferentes meios e suportes bem como aptos a gerenciar os fluxos e estoques, de forma a eliminar os excessos de informação.
Este objetivo é operacionalizado pela expressiva articulação entre ensino, pesquisa e extensão, visando a formação de profissionais flexíveis, aptos a dialogar com a sociedade, tendo em vista as rápidas transformações históricas culturais, sociais, tecnológicas e no mundo do trabalho.

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
O curso prepara profissionais para preservar, divulgar e gerenciar recursos informacionais encontrados em diversos níveis e suportes com vistas ao atendimento de segmentos da sociedade, contribuindo para o avanço científico-tecnológico e desenvolvimento social do país. O profissional de Biblioteconomia, que tradicionalmente atua em bibliotecas, encontra novas frentes de trabalho em sistemas e redes de informação de setores públicos, empresariais e industriais, escritórios de assessoria e consultoria, organização de arquivos e de documentação particular. Com o crescimento do valor da informação na sociedade contemporânea, o campo profissional tem-se ampliado.

Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
O curso de Biblioteconomia foi criado em 1911, por meio do Decreto-lei 8.835, que aprova o primeiro regulamento da Biblioteca Nacional.
Constam nos registros históricos que o curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional foi, na verdade, idealizado por Benjamim Franklin Ramiz Galvão no final do século XIX inspirado pela École de Chartes. À Manuel Cícero Peregrino da Silva coube a tarefa de implantar o curso na primeira década do século XX em meio à reestruturação administrativa e nova sede recém-inaugurada.
Finalmente na noite do dia 10 de abril de 1915 teve inicio oficialmente as atividades do primeiro curso de Biblioteconomia no Brasil, após quatro anos de nascimento em 11 de julho de 1911.
A mesa de abertura da inauguração do curso em 1915 contou com as presenças ilustres do Dr. Rui Barbosa e Dr. Silva Ramos além do Diretor da Biblioteca Nacional, Manuel Cícero Peregrino da Silva e os professores do curso Aurélio Lopes de Souza, Constâncio Alves e João Gomes do Rego.
Constâncio Alves proferiu a lição inaugural sobre a Função do Bibliotecário para a primeira turma formada por 27 estudantes, dentre os quais 12 eram da casa. As aulas ocorreram entre os dias 12 de abril a 30 de novembro de 1915.
Por conta do centenário da Escola de Biblioteconomia em 2015, uma série de pesquisas foram realizadas, que resultaram na produção de uma série de materiais como uma edição comemorativa da Revista Chronos, um livro de egressos e de um documentário intitulado Memórias da Biblioteconomia

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Os cursos de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da FACC/UFRJ, oferecidos no campus da Praia Vermelha e no campus da Cidade Universitária, buscam formar profissionais de informação bibliotecários com perfil multi e interdisciplinar para atenderem ao mercado que atualmente se apresenta em franca expansão, capacitados para atuarem em múltiplas vertentes, incluindo desde as bibliotecas convencionais – públicas, especializadas e universitárias – aos centros de informação, serviços de documentação, editoras, agências publicitárias, jornais, emissoras de rádio e televisão, empresas de consultoria, indústrias, sites da Internet, entre outros. O projeto pedagógico do curso foi reformulado em 2020 por uma comissão de trabalho visando atender as demandas atuais da Sociedade.

Fundação Universidade do Rio Grande (FURG)
O curso tem como objetivo formar bacharéis em Biblioteconomia com uma visão crítica da sociedade, capacitando-os para a gestão da informação cultural, científica e técnica, registrada em múltiplos suportes, conscientes do compromisso ético da profissão, priorizando o livre acesso aos registros do conhecimento.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
A criação do curso de Biblioteconomia data de 1947. Originalmente vinculado à Faculdade de Economia e Administração da Universidade de Porto Alegre (UPA), foi o primeiro do gênero na Região Sul do Brasil, e o sétimo no país. Em 1972, o curso vinculou-se à Fabico. A formação dos profissionais baseia-se em quatro eixos: Fundamentos das Ciências da Informação; Organização e Tratamento da Informação; Recursos e Serviços de Informação; Gestão de Sistemas de Informação. Assim, alinha-se às diretrizes assumidas pelas Escolas de Biblioteconomia dos países do Mercosul.

Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC)
A criação e a implementação das Unidades de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina, a partir de 1963, tiveram por objetivo inicial a formação e qualificação de recursos humanos, cuja carência era um dos fatores limitantes à dinamização do processo de
desenvolvimento do Estado. Foi implantada, inicialmente, a Faculdade de Educação (FAED), visando à qualificação pedagógica para o magistério e aos estudos e pesquisas educacionais, que detectassem e apresentassem soluções aos problemas da educação catarinense.
Na década de 70, foram criados na FAED os cursos de Estudos Sociais, Educação Artística e Biblioteconomia. O fato que justificou a criação do curso de Biblioteconomia foi a precariedade da organização de bibliotecas, arquivos e centros de documentação existentes no Estado estava a recomendar a preparação de pessoal qualificado capaz de modificar a situação apresentada.
Assim sendo, o Curso de Biblioteconomia foi aprovado em sessão do Conselho Estadual de Educação, de 23 de outubro de 1973, pelo Parecer nº 435/73. O Decreto nº 73.260, de 6 de dezembro de 1973, autorizou o seu funcionamento. A implantação do curso ocorreu, efetivamente, em 1974. O Decreto nº 81.502, de 30 de março de 1978, publicado no Diário Oficial da União em
31 de março de 1978, concede o reconhecimento do Curso de Biblioteconomia da Faculdade de Educação. Em 2000, criou-se a uma nova versão do Curso de Biblioteconomia com habilitação em Gestão da Informação, a qual se mantém até os dias de hoje.

Fundação Escola de Sociologia e Politica de São Paulo (FESP)
O curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP promove formação teórica e aplicada, com forte embasamento técnico e conhecimentos humanísticos. Aqui, você se forma Bacharel em Biblioteconomia, em seis semestres.
O projeto pedagógico do curso baseia-se em uma integração disciplinar voltada à prática profissional, através do trabalho com a coleta, a organização e o acesso a informações e conhecimentos. A formação é alicerçada em três eixos de formação: Humanista, acadêmico e cultural; Técnico e tecnológico; e Organizacional e gerencial.
Com foco na permanente inovação educacional e tecnológica, o ensino tem ênfase no tratamento e na organização da informação e na responsabilidade social do futuro bibliotecário, além de oferecer base sólida que permite ao egresso avançar nos estudos de pós-graduação.

Universidade de São Paulo (USP) Ribeirão Preto.
A formação básica do bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação é organizada a partir de um Núcleo Básico, composto por disciplinas obrigatórias que cobrem os conteúdos fundamentais da área nos primeiros semestres. Essa estrutura busca capacitar o estudante nas habilidades de gestão, organização, preservação e acesso à informação em múltiplos suportes e formatos. Além disso, promove o desenvolvimento de competências para atuar em consultorias, assessorias e integrar-se em equipes interdisciplinares em ambientes informacionais, aliando teoria e prática de forma crítica e humanista, adequada às demandas contemporâneas.

Centro Universitário Assunção (UNIFAI)
O Curso de Biblioteconomia visa formar bibliotecários capacitados no aprimoramento e aperfeiçoamento das unidades de informação, em instituições públicas e privadas. Possibilita o acesso aos meios adequados para o desenvolvimento de competências necessárias ao planejamento, à organização e à administração das unidades de informação. Fornece as habilidades necessárias para que o aluno transite na multi e interdisciplinaridade, requeridas pelo exercício da profissão, e o coloca em contato com as inovações tecnológicas que permitem o acesso às bibliotecas virtuais. Forma o egresso para atuar como gestor nas unidades de informação, de modo a atender às necessidades da instituição em que trabalha e aos interesses da sociedade em que vive.
O aluno ainda receberá capacitação por meio de aulas práticas em laboratórios de Tecnologia da Informação, estágios e atividades complementares em diversos tipos de bibliotecas, arquivos, centros de documentação e pesquisa, que o habilitará a atuar com a gestão de informações; processamento, catalogação e indexação de materiais; disseminação da informação; orientação à pesquisa bibliográfica; seleção e análise de conteúdos nos diversos formatos, do impresso ao digital; editoração de livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos; conservação de materiais impressos e obras de arte; preservação e curadoria de conteúdos digitais.
Universidade federal de São Carlos (UFSCAR)
O principal objetivo do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação é formar profissionais e pesquisadores com conhecimento, competências e habilidades para discutir e solucionar questões relacionadas à seleção, à coleta, à organização, à representação, ao tratamento, à disseminação e ao acesso da informação e do conhecimento produzidos, em diferentes meios e suportes. Além disto, devem também ser aptos a propor e gerenciar os fluxos e as coleções informacionais, otimizando sua recuperação de forma a potencializar suas condições de acesso e uso pela sociedade. Ao mesmo tempo devem refletir criticamente e criativamente sobre sua atuação profissional e a realidade em que está envolvido, considerando os princípios éticos de conduta que norteiam a sua profissão. Este objetivo é operacionalizado pela expressiva articulação entre ensino, pesquisa e extensão, visando à formação de profissionais flexíveis, aptos a dialogar e agir junto à sociedade, tendo em vista as inerentes e constantes transformações sociais, científicas, tecnológicas e do mundo do trabalho.
Universidade federal de Sergipe (UFS)
O Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal de Sergipe possui o curso de Biblioteconomia e Documentação que tem por objetivo principal formar profissionais aptos a atuarem no gerenciamento e organização de Bibliotecas e Centros de Documentação, com capacidade para planejamento, assessoria e prestação de serviço em redes e sistemas de informações, de modo a atenderem às necessidades de informação da sociedade em seus aspectos sociais, culturais e científicos, exercendo uma postura crítica e reflexiva sobre seu desenvolvimento profissional, humano e social.
Universidade Federal Fluninense (UFF)
Formar profissionais capazes de acompanhar as transformações da sociedade, estando aptos a identificar demandas de informação e propor soluções inovadoras; formar profissionais especialistas no tratamento da informação registrada em diferentes tipos de suportes, mediante a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos de coleta, processamento, armazenagem e difusão da informação apoiados nas tecnologias da informação; formar profissionais qualificados para o planejamento, administração, assessoria e prestação de serviços em redes e sistemas, em bibliotecas, em centros de documentação e/ou serviços de informação; habilitar profissionais para a realização de pesquisas relativas ao uso e ao comportamento da informação registrada; e habilitar
Universidade Federal Rondônia (UNIR)
Disponibilizar aos acadêmicos do curso de Biblioteconomia um ensino de qualidade, tornando-os indivíduos reflexivos, com ênfase à formação e desenvolvimento profissional, com ética e criatividade visando desenvolver as competências humanas, tecnológicas, políticas e sociais, que lhes permitam atuar no mercado de trabalho e na sociedade, considerando as características locais e regionais e novas práticas emergentes no campo do conhecimento.